Noite quente em Chaves que acaba com banho gelado. GD Chaves, após perder contra o FC Famalicão por 0-1, vê a sua sentença – chamada Segunda Liga – ser marcada.
A contar para a penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, o Chaves teve aquele que foi o jogo decisivo para as contas da manutenção.
Uma primeira parte bastante tímida, apesar de ser o Famalicão sempre a equipa com mais iniciativa para chegar à área adversária. Era Puma Rodríguez quem mais tentava penetrar o setor defensivo dos anfitriões, porém sempre sem chegar ao golo.
Os comandados de Moreno raramente alcançavam o último terço, daí Luiz Júnior ter tido pouco trabalho na baliza forasteira.
Após o quarto árbitro levantar a placa dos minutos de compensação, Puma em mais uma iniciativa, aguentou a pressão flaviense, passou a bola para a outra ponta da área e Gustavo Sá, de primeira, desviou para o golo inaugural da partida.
Depois da sentença, vem a pena de morte. Moreno ainda mexeu ao intervalo – três substituições -, mas a morte chegou para separar o Chaves da divisão mais alta do futebol português.
Segunda parte ainda menos mexida do que a primeira. Falta de criatividade, falta de meios ofensivos, no fundo, uma equipa conformada com a descida. Viu-se o único ponto positivo da partida: o único remate à baliza da equipa da casa durante todo o jogo. Guima, de fora de área, armou um remate forte que pediu a intervenção do guardião minhoto.
O jogo terminou e com ele deu-se, oficializada, a despromoção do clube flaviense para a 2ª Liga. O GD Chaves despede-se da 1ª Liga num jogo contra o Sporting CP, no Estádio José Alvalade.
Homem do Jogo
Gustavo Sá
Num jogo muito parado, Gustavo Sá foi o único a conseguir mexer no jogo. Contou com uma boa performance individual e, claro, com o único golo da partida e, mostrou em Chaves, o porquê de ser candidato a Golden Boy e a uma grande transferência este verão.
Texto: Alexandre Pereira e Rodrigo Martins