É já este sábado, dia 4 de maio, que o Teatro de Vila Real recebe a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) de Vasco Wellenkamp. Em jeito de celebração dos 25 anos da companhia, a CPBC apresenta um programa com quatro peças de dança no Grande Auditório do Teatro de Vila Real.
Composta por seis bailarinos – cinco profissionais e um estagiário -, esta companhia rememora o Dia Mundial da Dança, comemorado no dia 29 de abril, com as peças “S. Concerto”, de Iratxe Ansa e Igor Bacovich, “Public Domain”, de Ricardo Campos Freire, “Prelúdio à Sesta de um Fauno ou o Labirinto do Desejo”, de Vasco Wellenkamp, e “almada E TUDO!!”, de Maria Mira.
Estas quatro peças têm raízes e inspirações variadas, quer geograficamente, quer culturalmente, no entanto, não deixam de funcionar de forma coesa enquanto conjunto. Ao longo de 80 minutos, como aponta a agenda do Teatro, a CPBC propõe à plateia uma viagem pelas texturas, cores, sons e movimentos inspirados por sociedades europeias contemporâneas.
Os quatro bailados deste programa apresentam formas distintas, mas complementares: são contemporâneas e abstratas, mas também populares e diretas. Independentemente da peça apresentada, Vasco Wllenkamp e os seis bailarinos exploram os limites do corpo e da sua expressividade, seja através de movimentos leves e sensíveis, ou até de movimentos severos e grosseiros, capazes de despertar intriga e inquietação aos espetadores.
“S. Concerto e Outras Peças” tem início marcado para as 21h30, deste sábado, e ainda restam alguns bilhetes, que podem ser levantados gratuitamente na bilheteira do Teatro de Vila Real.
Imagem: Susana Pereira