É já na próxima segunda-feira, dia 18 de março, às 16h00, que o Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro abre as portas para a inauguração da exposição “Minerais de Rochas Graníticas”. Esta exposição apresenta uma coleção única de mais de uma centena de amostras cuidadosamente reunidas por Fernando Guedes Marques, benemérito do Museu de Geologia da UTAD.
Estas amostras, recolhidas em várias regiões de Portugal, serão exibidas publicamente pela primeira vez, e proporcionarão aos visitantes a oportunidade de explorar a diversidade geológica do Norte e Centro do país. Desde os aplitos de grão fino até aos pegmatitos com cristais de grandes dimensões, os minerais essenciais como quartzo, feldspato, micas e outros minerais associados, estarão em destaque nesta exposição.
A exposição integra a Semana dos parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e estará aberta ao público na sala de exposições temporárias do Museu de Geologia da UTAD. Poderá ser visitada gratuitamente até 31 de janeiro do próximo ano, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 16h30. Para além disso, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o colecionador Fernando Guedes Marques, cuja paixão pelos minerais o levou a dedicar o tempo livre à recolha e conservação deste valioso património geológico.
O Museu de Geologia da UTAD, fundado em 1986 pelo professor Fernando Real, oferece aos visitantes um espaço vivo onde podem encontrar respostas a questões sobre as Ciências da Terra e a Geologia. Com uma área de aproximadamente 350 m2, o museu possui uma exposição permanente que inclui coleções de minerais, rochas e fósseis, destacando-se os exemplares das principais minerais e minérios portugueses.
Imagem: Direitos Reservados