GD Chaves 2×1 Boavista FC – Chaves regressa às vitórias num jogo cheio de emoção

GD Chaves 2×1 Boavista FC – Chaves regressa às vitórias num jogo cheio de emoção

Em jogo a contar para a jornada 22 da Liga Portugal Betclic, o Grupo Desportivo de Chaves recebeu e derrotou o Boavista Futebol Clube, por duas bolas a zero, regressando às vitorias nove jogos depois.

Os “Valentes Transmontanos” receberam os “Axadrezados” em momentos de forma diferentes. Enquanto o conjunto de Moreno não vencia desde dezembro de 2023, a turma de Ricardo Paiva venceu na jornada transata, na receção ao GD Estoril Praia.

Numa tarde de sol em Chaves, a formação azul-grená entrou forte no jogo e logo aos 6 minutos de jogo, Raphael Guzzo inaugura o marcador. Jô rouba a bola a Sasso em zona proibida, o avançado brasileiro invade a área adversaria e assiste para o primeiro golo do jogo.

Em resposta ao golo caseiro, as “Panteras Negras” ganham uma grande penalidade, após Sandro Cruz derrubar dentro de área o avançado Salvador Agra. Chamado à cobrança, Bruno Lourenço bate Hugo Souza e empata a partida no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira aos 23 minutos de jogo.

O golo boavisteiro veio dar uma força anímica ao clube visitante. O conjunto de Ricardo Paiva tomou conta do jogo até à ida para descanso, com mais ímpeto ofensivo e com uma defesa mais sólida em relação ao Desportivo de Chaves. Além disso, o golo acabou por baixar drasticamente o ritmo do jogo, que ditou o término da primeira metade num empate a uma bola.

Na volta para a segunda metade, após um erro na saída de bola por parte de Sandro Cruz, Miguel Reisinho isola Bozeník, com o avançado eslovaco no cara a cara com Hugo Souza, Carraça agarra-o fora de área, impedindo a progressão do ponta de lança “axadrezado” e é expulso. O Desportivo de Chaves fica aos 60 minutos de jogo reduzido a dez unidades.

Apesar de se encontrar sob domínio boavisteiro, o Desportivo de Chaves torna a ficar por cima do encontro (71´). Numa incursão ofensiva de Benny, o ala recém-entrado na partida cruza para o segundo poste, onde encontra João Correia que, de cabeça, assiste para um golo de grande nota artística do ponta de lança espanhol, Héctor Hernández.

O conjunto flaviense esteve novamente perto do golo aos 85 minutos. Sanca recupera a bola perto da área “axadrezada”, dribla Abascal e passa para o remate de Héctor, mas este sai a rasar o poste direito da baliza de João Gonçalves.

Com menos um e em vantagem no marcador, a formação da casa juntou as suas tropas e solidificou a sua defesa, o que permitiu aos “Valentes Transmontanos” regressar às vitórias 78 dias depois.

Com este resultado, a equipa de Moreno soma 17 pontos e fica em 17º posição, com mais um jogo que o Vizela.

HOMEM DO JOGO
Héctor Hernandéz

Um brilhante jogo do avançado flaviense. O golo decisivo aos 71 minutos faz com que seja o destaque fulcral do encontro entre Chaves e Boavista.

O Torgador na Conferência de Imprensa

Em resposta à pergunta d’O Torgador “A equipa já não vencia desde dezembro. Que impacto tem esta vitória perante os próximos jogos?”, Moreno disse: “Confiança, espero que nos dê confiança. Tranquilidade não, eu não vou deixar. Temos de pensar naquilo que conseguimos controlar. Valorizar o espírito de trabalho deste Grupo Desportivo de Chaves”.

Moreno, treinador do GD Chaves (Imagens SPORT TV)

Em resposta à pergunta d’O Torgador “A equipa esteve a jogar em superioridade numérica durante algum tempo. Mesmo assim, sofreu o 2-1. Considera cruel o golo de Héctor para si e para os seus jogadores?”, Ricardo Paiva disse: “Claro que é cruel. Não levámos qualquer ponto daqui. é preciso muito mais, fazer mais, estar mais empenhado até ao final. A dificuldade deste jogo contra o Chaves era grande. Pagámos a fatura com este resultado”.

Ricardo Paiva, treinador do Boavista FC (Imagens SPORT TV)

Texto e Imagem: Diogo Batista