Fátima Pinto, deputada flaviense, é a nova “número um” da lista do PS pelo círculo eleitoral de Vila Real para as próximas legislativas de 10 de março. A divulgação foi efetivada no final do Conselho Nacional na última terça-feira, dia 23 de janeiro.
Esta decisão foi tomada após desistência de Álvaro Beleza, médico e presidente da SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, à liderança da lista do PS no distrito vila-realense. A aprovação efetuada pela Federação Distrital do PS provocou alvoroço interno, dos quais se destacam a concelhia de Vila Real e a Federação Distrital da Juventude Socialista (JS).
A concelhia de Vila Real não aceitou a lista de Álvaro Beleza, esclarecendo que o médico não tem raízes transmontanas, por sua vez a JS não consentiu que André Abraão estivesse em sexto lugar, algo que não agradou à estrutura distrital da JS, que nas últimas eleições tinha dois jovens presentes na lista.
Álvaro Beleza abdicou, também, do lugar na lista de candidatos à Assembleia da República.
Com a ascensão de Fátima Pinto ao primeiro lugar, o atual vereador na Câmara Municipal de Vila Real, Carlos Silva, ocupa então a segunda posição na lista, antes destas alterações não havia nenhum membro da concelhia vila-realense. Seguem-se o atual deputado Agostinho Santa, Susana Barroso e José Rendeiro de Vila Pouca de Aguiar.
A JS mantém a sexta posição com André Abraão. O PS completa a lista de candidatos com Ana Daniela Alves, José Coroado, Ana Patrícia Alves e Filipa Mourão.
A lista foi apresentada na manhã desta segunda-feira, dia 29 de janeiro, no Tribunal de Vila Real.
Texto: Catarina Faria
Imagem: DR