FUTEBOL – Chaves 0x3 Sporting – Desportivo cede perante o líder leonino

FUTEBOL – Chaves 0x3 Sporting – Desportivo cede perante o líder leonino

A maré negativa teima em continuar no Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, o Grupo Desportivo de Chaves saiu derrotado na receção ao Sporting Clube de Portugal por três bolas a zero em jogo a contar para a décima sétima jornada da Liga Portugal Betclic.

A última jornada da primeira volta da Liga Portugal Betclic ditou o confronto entre o primeiro e o último classificado da prova, os “Valentes Transmontanos” receberam os “leões” numa situação complicada para o emblema flaviense, encontravam-se sem vencer desde o início de dezembro e estavam à entrada para a jornada 17 a quatro pontos da saída dos lugares de despromoção, por outro lado, a formação liderada por Rúben Amorim vinha de uma sequência de seis vitórias e era líder isolado da prova.

A partida começou repartida a meio-campo e com iniciativas ofensivas de ambas as partes, em cima do 11´ surge a primeira grande oportunidade de golo, a jogada origina-se no cruzamento de Pote para Gyokeres, este cabeceou para a defesa do guardião flaviense, na recarga Ricardo Esgaio remata para enorme defesa de Hugo Sousa.

Apenas um minuto depois, novo lance de perigo para os verdes e brancos, Sandro Cruz erra corte dentro de área flaviense, a bola fica na posse de Gyokeres e mais uma vez grande defesa do guardião ex-Flamengo, na recarga Francisco Trincão com a chance de inaugurar o marcador vê Steven Vitória fazer um corte crucial para manter a igualdade no marcador.

O Sporting continuava por cima da partida e aos 19´, o médio português, Pedro Gonçalves remata de fora de área, com a bola a rasar o poste da baliza azul-grená.

Cinco minutos depois a formação leonina torna a ficar perto do golo, João Correia na tentativa de recuar a bola para Hugo Souza, é traído pelo relvado encharcado e isola Pote, este no cara a cara com o guardião brasileiro, remata à figura e permite a defesa para canto.

O golo do Sporting previa-se e a dois minutos do apito para descanso, na sequência de um pontapé de canto, o ponta de lança português, Paulinho aproveita ressalto dentro de área e inaugura o marcador para os visitantes.

Com este golo o conjunto de Rúben Amorim vai para o descanso a vencer por uma bola, resultado merecido, depois do forte domínio que impôs na primeira metade e dos inúmeros lances de perigo junto à baliza flaviense.

Na volta do descanso, o conjunto visitante entra forte na segunda metade e passados cinco minutos faz o 0-2 (50´), cruzamento de Nuno Santos a descobrir Francisco Trincão sozinho no coração da área, o extremo português remata de primeira e em arco para o fundo das redes.

Os “leões” pouco tardaram em fazer o terceiro (56´), Pedro Gonçalves aproveita mau alívio do avançado espanhol Héctor e com um remate rasteiro à entrada da área, beneficia de um pequeno desvio num jogador flaviense que direciona a bola para o fundo das redes.

A formação leonina limitou-se a controlar o jogo até ao seu final, as várias mexidas de Moreno não trouxeram mudança ao resultado e o controlo visitante manteve-se.

O Desportivo de Chaves com este resultado afunda-se ainda mais no fundo da tabela classificativa e vê rivais diretos poderem aumentar a vantagem que por agora é de quatro pontos.

HOMEM DO JOGO
Paulinho

Paulinho fez o golo crucial da partida, deixou a sua equipa em vantagem na ida para o descanso e foi com essa vantagem que o Sporting garantiu a tranquilidade na partida que almejava.

O TORGADOR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Em conferência de imprensa, em resposta à pergunta “Qual foi o impacto de conseguir ir a vencer para o descanso para a vitória na partida?”, Rúben Amorim respondeu:

O impacto é completamente diferente, ir para o descanso a ganhar ou empatado, podemos apostar mais cedo do que se calhar apostaríamos duma entrada do “Seba” (Coates) para o lugar do Quaresma, não nos podíamos preocupar tanto com as bolas longas, mas sim com a profundidade, onde o Quaresma tem vantagem. A partir do momento em que marcamos o golo sentimo-nos mais confiantes em mudar a forma de jogar e defender para as características que achamos que vai ter o campo, portanto o impacto é muito grande, não só mental, como físico e principalmente na estratégia.

Rúben Amorim, Treinador do Sporting CP

(não foi possível fazer nenhuma questão a Moreno, treinador do GD Chaves)

Os “Valentes Transmontanos” têm encontro marcado para dia 21 de dezembro frente ao Rio Ave FC, em jogo a contar para a décima oitava jornada da Liga Portugal Betclic.

Texto: Diogo Batista