O sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal ditou a visita do Grupo Desportivo De Chaves ao reduto do CF Canelas 2010, duelo que acabou com um resultado inesperado, os flavienses saíram eliminados após perderem na disputa por grandes penalidades por 5-3.
Como já é habitual, a formação flaviense fez rodar a equipa no seu jogo de estreia na Taça De Portugal da edição 2023/2024, garantindo a estreia a titular ao mais recente reforço Carraça e deu alguns minutos aos menos utilizados.
Pelo quarto ano consecutivo o Desportivo de Chaves saí eliminado da Taça de Portugal, logo no jogo inaugural, sempre com adversários de escalões inferiores.
Num jogo muito mal conseguido por parte do conjunto azul-grená, foi a equipa caseira que começou por criar perigo, logo aos 20´ num contra-ataque, numa bola lançada pela defesa da formação de Vila Nova de Gaia, isolou o avançado Alex Tanque que no cara a cara com Rodrigo Moura, com um remate em chapéu atirou ao lado da baliza.
O jogo foi para descanso com um nulo, numa primeira parte de domínio caseiro e sem qualquer tipo de oportunidade por parte da equipa que milita do primeiro escalão do futebol português.
A segunda metade da partida ficou marcada pela falta de oportunidades de golo de ambas equipas e pela menor investida do Canelas nos contra-ataques, que estavam a surtir efeito na primeira parte, apostando na solidez defensiva e na oportunidade de jogar prolongamento e talvez grandes penalidades. Ainda antes da ida para prolongamento, já para lá dos 90´ o avançado espanhol Héctor Hernández chegou a fazer os adeptos transmontanos festejarem golo, mas o lance acabou em falta a favor do Canelas, uma vez que o ponta de lança Jô antes de assistir Héctor, dominou a bola com o braço.
Com o começo do prolongamento, a formação de Moreno Teixeira mostrou dar sinais de melhoria, estando na grande maioria da primeira metade por cima do jogo. Aos 105´, Paulo Victor na sequência de um cruzamento por intermédio de João Correia, cabeceou a bola e esteve muito perto de inaugurar o marcador, foi talvez a melhor chance azul-grená na partida.
Com um nulo ao fim de 120 minutos a partida foi para a disputa das grandes penalidades, que acabou em vitória caseira, após terem convertido todos os penálties que cobraram (5-3). Destaque para o guardião João Matos que ao defender o penálti de Pedro Pinho permitiu a continuação da formação do Canelas na prova.
Com esta derrota, os “Valentes Transmontanos” estão agora presentes em apenas duas competições (Liga Portuguesa e Taça da Liga) e têm jogo marcado para domingo, dia 28 de outubro em Guimarães frente ao Vitória SC a contar para nona jornada da Liga Portuguesa.
Texto: Diogo Batista
Imagem: LUSA