Esta segunda-feira, a seleção portuguesa goleou em casa o Luxemburgo, batendo o recorde de maior goleada concedida, na sexta jornada da qualificação para o campeonato da Europa.
Roberto Martínez optou por jogar com a estrutura tática 3x4x3, com algumas mudanças no onze inicial, sendo uma delas Cristiano Ronaldo que cumpria castigo.
Antes de iniciar a partida fez-se um minuto de silencio, pela tragedia que ocorreu em Marrocos.
A seleção das Quinas entrou com vontade de vencer e aos 12 minutos, Bruno Fernandes cruzou de trivela para a grande área onde apareceu Gonçalo Inácio a cabecear para o fundo das redes, estreando-se a marcar pela seleção portuguesa.
Aos 18 minutos surgia o 2 golo da seleção nacional, Bruno Fernandes aproveitou o erro defensivo, que descobriu Bernardo Silva sozinho e assistiu o ponta-de-lança Gonçalo Ramos.
Mas aos 34 minutos, surgia o terceiro golo, com uma arrancada fantástica de Rafael Leão pelo corredor esquerdo que cruzou para Gonçalo Ramos segurar a bola, virar-se e rematar para o fundo das redes.
Ao minuto 36, Diogo Jota rematava à barra da baliza do Luxemburgo, não era deste vez que o avançado português marcava.
Já nos minutos de compensação da primeira parte, surgia o quarto golo da seleção das Quinas, o golo a ser idêntico ao primeiro e a ser o suspeito do costume, Bruno Fernandes a cruzar para o cabeceamento de Gonçalo Inácio.
Depois de varias tentativas surgiu na segunda parte o golo do Diogo Jota, um passe magistral de Bruno Fernandes a isolar o avançado português, a consolidar o quinto golo da seleção.
67 minutos, Diogo Jota a assistir de mão beijada Ricardo Horta, que largava um foguete na baliza luxemburguesa, e fazia o 6-0.
Minuto 77, era hora de Diogo Jota bisar no encontro, com a tentativa de passar para João Félix, a bola foi cortada pelo defesa do Luxemburgo mas na recarga não perdoou e rematou para o 7-0.
Minuto 83, Otávio encontrava a desmarcação de Bruno Fernandes que rematou para o 8-0, muito merecido para este médio português.
Para terminar a goleada historia aos 88 minutos, Ruben Neves assistia João Félix que fugiu a desmarcação para fazer um golaço fixando o resultado em 9-0.
Portugal assegura mais a passagem ao campeonato da Europa na Alemanha.
A seleção das Quinas encontrasse em primeiro no grupo J, com seis jogos seis vitórias. O próximo encontro está agendado para 13 de outubro contra a Eslováquia, atual segundo classificado do grupo.
HOMEM DO JOGO
Bruno Fernandes
O médio o Manchester United fez um jogo sensacional a encontrar os seus colegas desmarcados no coração da área, não escasseado do golo marcado e dos 4 golos oferecidos.
Texto: Fernando Morais
Imagem: LUSA