O guarda-redes António Alberto Bastos Pimparel, mais conhecido por Beto, anunciou esta sexta-feira o ponto final na sua carreira de jogador, através de uma mensagem nas redes sociais:
“A primeira palavra que me sai é obrigado! E este obrigado vai para o futebol que me elevou para o estado de realização plena durante 33 anos.”
A carreira de Beto iniciou-se no Ponte Frielas, clube de Loures, de onde é natural. Mais tarde ingressou na formação do Sporting. Representou a equipa B dos leões até ser emprestado ao Casa Pia e mais tarde viria a representar a equipa principal do Sporting CP. Em Portugal passou ainda pelo Grupo Desportivo de Chaves, FC Marco, Leixões, Farense, FC Porto e Sporting de Braga.
A nível internacional teve passagens pelo Sevilha, na Espanha, o Göztep na Turquia, o Cluj, na Roménia, e o seu último clube, o Helsínquia, na Finlândia. Beto representou a Seleção Nacional por 16 ocasiões.
Apesar do anúncio só ter sido feito este ano, o último jogo de Beto aconteceu a 4 de julho de 2022, no Helsínquia.
Após 545 jogos disputados, Beto Pimparel despede-se com 14 títulos no currículo, cinco dos quais em competições internacionais: uma Liga das Nações da UEFA (2018/19), quatro Ligas Europa (uma ao serviço FC Porto e três pelo Sevilha), uma Liga portuguesa (FC Porto), duas Taças de Portugal (FC Porto), uma Supertaça portuguesa (FC Porto), uma Taça da Liga (Sporting de Braga), uma II Liga (Leixões), e uma Liga romena (Cluj).
Texto: Tatiana Álvares
Imagem: Diário de Notícias