Max Verstappen conquistou nesta sexta-feira, a sua quarta pole position consecutiva da temporada, para a corrida de domingo, já que este fim-de-semana temos sprint race e a respetiva qualificação. Em segundo lugar, por 48 milésimos, acabou Charles Leclerc, com Carlos Sainz a fechar o pódio. A maioria dos pilotos tiveram dificuldades em manter o carro dentro das linhas e, por isso, vimos várias voltas apagadas, por conta das curvas 9 e 10.
Q1
A sessão começou com os homens da Haas e da Alpha Tauri a irem para a pista. Quando saíram, os Ferrari usaram pneus usados, assim como os pilotos da Mercedes.
Nico Hulkerberg foi o primeiro piloto a ter a volta anulada por exceder os limites de pista, de seguida Norris e Carlos Sainz também viram as suas voltas anuladas.
Valtteri Bottas fez um pião na saída da curva 1, onde ficou parado na saída das boxes, obrigando assim suspender a sessão para o carro ser retirado, mas o piloto finlandês conseguiu levar o carro em segurança até às boxes.
A qualificação recomeçou pouco depois, faltando ainda 11 minutos para terminar a sessão. Verstappen vinha a saber que a sua volta que lhe colocou em primeiro tinha sido anulada pelos limites de pista, com isto o Rookie, Oscar Piastri, subia à liderança da Q1.
Terminada a sessão, ficaram pelo caminho Nyck de Vries, Yuki Tsunoda, Logan Sargeant, Zhou Gunayu e Kevin Magnussen.
Q2
Os pilotos não tencionaram perder tempo e ingressaram logo na pista. Norris a instalou-se imediatamente na primeira posição, próximo de entrar no segundo 04, seguido por Hulkenberg e Alonso.
Os Red Bull entravam na sessão com pneus macios usados, mas a regra imposta por causa dos limites de pista começava a irritar Max Verstappen com algumas voltas apagadas na Q1 e Q2. Eventualmente, o piloto neerlandês entrava na casa do segundo 04.
A meio da sessão vi-mos Fernando Alonso a ter a sua volta apagada, assim como o Pérez e Russell.
Sérgio Pérez subiu ao segundo posto, enquanto o piloto britânico, Russell estava a ter dificuldades em sair da zona de eliminação, mas, com tanto drama, Pérez via novamente a sua volta apagada e a ficar pela Q2, junto a Russell, Ocon, Bottas e Piastri.
Q3
Albon era o primeiro a entrar em pista, com Verstappen logo a seguir. Pouco depois acabaria por entrar Sainz Norris, Leclerc e Stroll. Albon subia à primeira colocação com os pneus usados, já o piloto da Red Bull estava a usar macios novos. Stroll via a sua volta a ser anulada.
Com isto, o resto foi bem tranquilo todos a respeitar-se dentro de pista, e sem haver mais nenhum tempo apagado.
Verstappen levava assim a pole, que no segundo lugar ficava Leclerc por 0.048 segundos, e a fechar o pódio ficou Carlos Sainz, o restante top 10 era Norris, Hamilton, Stroll, Alonso, Hulkerberg, Gasly e Albon.
A sprint shootout realiza-se pelas 11h e a corrida sprint as 15:30h deste sábado, com transmissão na SportTV 4.
Texto: Fernando Morais
Imagem: Direitos Reservados