Verstappen vence em Espanha e conquista o seu terceiro Grand Slam da carreira após performance dominadora, os mercedes completam o pódio com Hamilton e Russel respetivamente.
Todos os carros arrancaram de forma limpa, Sainz tentou subir a primeiro, mas Verstappen defendeu a posição.
Norris deu um toque com Hamilton e foi as boxes, Pérez passou ainda Piastri e subiu a 10°.
Na quinta volta Zhou ultrapassou Hulkenberg e subiu a oitavo, na volta seguinte Hulkenberg perdeu posição para Pérez que subiu para nono.
Na sétima volta Russel passou Alonso e subiu a sexto, na volta seguinte Hamilton subiu a terceiro depois de passar Stroll e Piastri
ultrapassou Hulkenberg e subiu a décimo primeiro.
Pérez passou para oitavo depois de passar por Zhou, Hulkenberg parou nas boxes, Gasly subiu a décimo na volta 10 e na volta 11, Russel subiu a quinto após passar Ocon.
Na volta 14 Tsunoda subiu a 15° após uma batalha a tres com Hulkenberg e Zhou, Stroll parou nas boxes para trocar de pneus, na volta logo a seguir Tsunoda ultrapassou Hulkenberg.
Stroll passou Sargeant para 11° á volta de 16 depois de parar nas boxes, Sainz parou tambem nas boxez e Zhou passou Hulkenberg e subiu a décimo quinto.
Leclerc e Albon pararam na volta 17, Piastri e Sargeant pararam na volta seguinte, Sainz ultrapassou ainda Gasly e subiu a sexto e Piastri subiu a 14° depois de passar De Vries.
Na volta 20, Alonso e Gasly pararam nas boxes, com Leclerc a passar o francês da Alpine e a subir a décimo quinto.
Na volta 21, Alonso passou Zhou e subiu a nono e Piastri ultrapassou Hulkenberg e subiu a décimo primeiro, na 23° volta Gasly passou para 14° após passar por De Vries.
O francês da Alpine subiu mais uma posição após ultrapassar Magnussen, já Hamilton parou nas boxes, Russel parou na volta seguinte.
Na volta 26, Leclerc passou para 14° depois de passar por De Vries, Verstappen parou também nas boxes, Pérez parou na volta seguinte, com Hamilton a passar Sainz e a subir a segundo.
Na volta 31, Pérez ultrapassou Alonso e subiu a oitavo, duas voltas depois Pérez subiu a sétimo após passar por Tsunoda, na volta a seguir passou Ocon e passou a estar em sexto.
Sainz caiu para quarto depois de Russel o ultrapassar, Stroll e Tsunoda pararam nas boxes,Ocon, Zhou e Sargeant pararam tambem.
Á volta 40, Ocon passou Tsunoda e subiu a 11° e Magnussen passou Bottas e passou a ser o décimo quinto, Gasly e Piastri e Bottas pararam ainda nas boxes, na 42° volta pararam os dois Ferrari.
Zhou subiu aos lugares pontuáveis após ultrapassar Hulkenberg, na volta 45, Alonso foi às boxes, na volta a seguir parou Russel, na volta 48, Zhou é passado por Alonso e caí para décimo, na volta a seguir Alonso subiu mais uma posição.
Na volta 51, Hamilton e Pérez ambos são chamados a boxe para trocar de pneus, na volta a seguir, Alonso subiu a sétimo depois de uma batalha com Ocon e Leclerc subiu a 12° depois de deixar Piastri para trás.
O líder da corrida parou na volta 53, e o seu colega de equipa passou a ser 4, após ultrapassar Sainz.
Tsunoda foi penalizado por 5 segundos por forçar Zhou fora de pista após uma batalha entre os pilotos asiáticos.
Com todas as 66 voltas completas, Verstappen esmaga a competição e vence com o seu treceiro Grand Slam da carreira, os dois mercedes completam o pódio com Hamilton e Russel respetivamente. Pérez, Sainz, Stroll, Alonso, Ocon, Zhou e Gasly completam o Top 10.
O ponto de volta mais rápida foi obviamente para Verstappen, o prémio de piloto do dia foi para Hamilton.
A Fórmula 1 regressa daqui a 2 semanas de 16 a 18 de Junho com o Grande Prémio do Canadá com transmissão na SportTV 4.
Texto: Gonçalo Sousa
Imagem: Direitos Reservados