O Benfica bateu, hoje, o Santa Clara por 3-0, no Estádio da Luz, em jogo a contar para a última jornada da Liga Bwin, sagrando-se campeão nacional de futebol pela primeira vez desde 2018/2019.
Os golos foram apontados por Gonçalo Ramos (7’), Rafa Silva (28’) e Grimaldo de penalti (60’), neste que marcou o último jogo do defesa esquerdo pelo emblema encarnado.
A equipa das águias já sabia que o empate bastava para superar o FC Porto, segundo classificado, que venceu o Vitória de Guimarães por 3-0, mas marcou cedo no jogo, controlando o domínio da posse de bola e atacando com bastante eficácia. O primeiro golo surge de um cruzamento de Alexander Bah que acaba na rede da baliza adversária graças a um cabeceamento de Gonçalo Ramos que apontou o seu 19° golo no campeonato.
A vantagem viria a ser aumentado ao minuto 28, por Rafa, num contra-ataque desenhando pelo marcador e João Mário.
Os encarnados entraram em vantagem na segunda parte e geriram o jogo. Aos 59 minutos, a bola bate na mão de Adriano e o árbitro da partida assinalou penalti, que foi convertido por Grimaldo.
A equipa liderada por Roger Schmidt liderou o campeonato de forma isolada desde a 4 jornada e fechou a época com 87 pontos, mais 2 pontos que o FC Porto. É a equipa com mais vitórias, com a melhor defesa e o melhor ataque. O Benfica é campeão nacional após 3 épocas.
Texto: Tatiana Álvares
Imagem: Observador