Na despedida da 2ª Fase Manutenção da Série 1 da Liga 3, S. João Ver confirmou a descida com o já despromovido CDC Montalegre para o Campeonato de Portugal. Após quatro jogos sem ganhar, o clube de Santa Maria de Feira conseguiu uma vitória por 2-1, mas de nada valeu, pois não conseguiu a manutenção na Liga 3, uma vez que o Varzim venceu por 1-0 o Fafe na outra partida desta série.
Numa tarde ensolarada no Estádio Sp. Clube São João de Ver, este jogo apenas interessava à equipa liderada por Alexandre Ribeiro, que entrava na esperança de uma derrota do Varzim, que mantinha até antes do jogo uma distância de dois pontos à frente. Já a equipa do Montalegre entrava apenas para cumprir calendário, aproveitando para fazer sete alterações no onze inicial em relação ao último jogo.
Apesar de uma primeira parte pouco emotiva, ao minuto 12 a equipa do S. João Ver adiantava-se no marcador, por intermediário de Miguel Pereira, que aproveitou o passe de Daniel, estando este atento ao erro de Marcelo à entrada da área transmontana.
Os barrosões não conseguiam apresentar perigo até que, ao minuto 20, viram o golo de Bruninho ser anulado por fora de jogo. Após isso, o S. João Ver controlou o jogo até ao final dos primeiros 45 minutos e, mesmo sem apresentar grandes oportunidades, foi sempre superior.
Na segunda parte, foi possível encontrar um pouco mais de emoção, tendo a equipa dos malapeiros aumentado a vantagem logo ao minuto 47, na sequência de um canto, após Jeimes soquear a bola no ar para Miguel Pereira que acabou por assistir Francisco Ferreira.
Durante a segunda parte, o conjunto orientado por José Manuel Viage vinha tentando impor-se, tentando criar oportunidades, até que Miguel Mota foi protagonista de um lance duvidoso ao minuto 62, naquele que poderia ser um lance para grande penalidade. Logo a seguir, a equipa da casa respondeu com um cabeceamento perigoso de Paulinho.
A partir daí, o S. João Ver voltou a estar por cima, mas ao minuto 72, a equipa visitante conseguiu reduzir graças a um belo remate de Rúben Neves, acabado de entrar, à entrada da área, isto após uma boa jogada entre Bruno Guimarães e Rodrigo Ferreira, tendo o último dado a assistência. O Montalegre voltaria a tentar o golo três minutos depois, por parte de Bruninho, porém o seu remate foi defendido por Leo Leichsenring.
Daí para a frente, o jogo teve muitas paragens. o S. João Ver vinha controlando o jogo, mas ao minuto 87, Bruno Guimarães conseguiu encontrar Didi na desmarcação, conseguindo o guarda-redes dos malapeiros chegar primeiro à bola num lance que poderia ser prometedor.
O S. João Ver conseguiu manter a vitória, mas não chegou para a manutenção, acabando por ficar em terceiro na série, reservando um lugar com o Montalegre no Campeonato de Portugal para a próxima época.
Miguel Pereira – Homem do Jogo
Autor de um golo e de uma assistência, conseguiu ser uma das principais dores de cabeça para a equipa adversária, tendo criado oportunidades perigosas.
Texto: Rodrigo Martins
Imagem: FPF/Francisco Paraíso