À entrada da 30ª jornada da Liga Bwin, GD Chaves ocupava o 11º lugar na tabela. Enquanto, o Casa Pia AC estava dois lugares acima dos transmontanos. O Chaves vinha de um empate a uma bola, nos Açores, frente ao Santa Clara. Os visitantes também empataram contra o Rio Ave, na visita a Vila do Conde.
A equipa de Vítor Campelos começou o jogo a todo o gás e aos doze minutos, Steven Vitória esteve perto de fazer o primeiro golo da tarde. Livre de Euller e o cruzamento vai ter à cabeça do luso-canadiense, mas o remate saiu à figura.
Aos 22’, Abass aproveitou um ressalto na área dos Casapianos e, de primeira, rematou ao lado da baliza de Ricardo Batista.
Somente aos 35 minutos, os visitantes têm um lance de perigo. Jogada individual de Godwin pela direita e passou para João Nunes. O remate do central saiu à figura do guarda-redes.
Ricardo Batista teve um momento que mais tarde se irá lembrar. O angolano fez duas defesas seguidas. O primeiro remate foi de Abass, após um contra-ataque liderado por Bruno Langa, e o segundo de João Mendes, o médio não conseguiu aproveitar a primeira defesa incompleta do guardião.
Após tanta insistência, os Flavienses finalmente chegaram ao golo, já perto do intervalo. Canto de Euller e, Steven Vitória, com um cabeceamento indefensável fez o primeiro golo do jogo. O defesa é atualmente o melhor marcador do Chaves no campeonato, com sete golos.
Primeira parte totalmente dominada pela equipa da casa e chegam ao intervalo a vencer com tremenda justiça.
A segunda parte começa com o Casa Pia atrás do prejuízo. Filipe Martins fez alguns ajustes ao intervalo e os Gansos criaram alguns lances que valeram para o susto da equipa da casa.
O Casa Pia aos 57 minutos esteve perto do empate. Atraso de Godwin e Lucas Soares na zona do penalty remata de primeira. Contudo, Bruno Langa assumiu o papel de herói. O moçambicano com um grande corte evitou o golo dos Casapianos.
O marcador não sofreu nenhuma alteração e o Chaves soma três pontos valiosos. Uma segunda parte onde o Casa Pia fez de tudo para chegar ao golo, mas encontrou uma equipa que esteve muito bem defensivamente.
Na próxima jornada, o GD Chaves joga contra o Fama, no Estádio Municipal de Famalicão, no dia 8 de maio, pelas 19h. Já o Casa Pia AC recebe o Portimonense, no dia 5, pelas 20:15h.
Homem do jogo
Bruno Langa
Imagem: Record
O lateral moçambicano pode não ter feito o golo da vitória, mas a maioria das suas ações serviram para o Chaves vencer o jogo. Muito forte fisicamente e impediu uma oportunidade clara de golo dos Gansos.
Texto: Gonçalo Carneiro