Nick Cassidy venceu, esta tarde, o Sabic Berlin E-prix apos ter partido do oitavo lugar. Em em segundo lugar ficou Jack Dennis e o terceiro classificado foi Jean-Éric Vergne. O português António Félix da Costa acabou em quinto lugar após, na corrida de ontem, ter desistido da prova, com a suspensão da frente partida.
As luzes apagaram-se e a corrida começou com Robin Frijns a fazer um bom arranque, segurando o primeiro lugar, como o seu colega de equipa, os pilotos ABT Cupra dominavam assim a primeira curva, o restante pelotão mantivera-se lado a lado sem se tocarem. António Félix da Costa arrancou da décima posição no seu monolugar da Porsche.
Os pilotos da ABT Cupra foram os primeiros a utilizar o Attack Mode, com Frijns a cair para a segunda posição e Mueller a cair para quinto, como prevenção de poderem-se afastar Buemi e Vergne foram na volta seguinte, com isto o Mueller perdeu uma posição para Vergne temporariamente. Pouco depois, Mueller consegue, de novo, a sua posição na curva um.
Na volta 11, o Frijns cometeu um pequeno erro e caiu para a 11º posição ficando atras dos TAG Heuer Porches de Wehrlein e António Félix da Costa. Já na volta 14 Buemi ocupava duas posições acima como o seu companheiro Cassidy.
Na volta 15 os Porches tinham ido ao Attack Mode e estavam a voar na pista, a ultrapassar todos, ficando ambos em primeiro e segundo lugar. Com isto Dennis também vinha a fazer bons tempos e na volta 20 ganhou a frente a Cassidy que estaria em segundo lugar, com uma volta fantástica. Mais à frente, Vergne fazia uma estratégia calculada para chegar próximo dos Porsche.
Com apenas quatro segundos entre os 15 melhores, as posições iam se alternando, Cassidy foi astuto com um momento fulcral foi para a frente da corrida, já os Porches entusiasmarem-se a gastarem tudo que depois foram caindo para quinto e sexto.
Com este entusiasmo na frente da corrida Maximilian Guenther da Masarati vinha a fazer progresso monstruoso, que tinha largado da 21º posição a chegar a volta 26 em sétimo lugar.
Volta 28 Evans forçava o seu ritmo para chegar a quinto na curva quatro, já Cassidy dizia a equipa para forçar o ritmo, para Dennis e António também poderem forçar o ritmo, mas ambos conter-se e geriram as suas baterias.
Na volta 31, Vergne estava com vontade de vencer e dava tudo de si, assim como o nosso português a tentarem aproximar-se de Cassidy e Dennis escolhendo assim o momento o piloto francês da DS Penske. António vinha a disputa com Evans que o piloto da jaguar acabaria por tocar no piloto português que acabaria de cair para quinto, o piloto da Porsche ainda tentou dar tudo de si para recuperar a posição perdida mas foi sem sucesso, com isto o seu colega de equipa ia ficando mais para atras caindo para a sétima posição.
A corrida vinha a terminar na volta 40 com Cassidy a garantir o primeiro lugar com Dennis em segundo lugar e a fechar a terceira posição foi Vergne, o restante top 10 foi Evans, da Costa, Guenther, Wehrlein, Vandoorne, Mueller e Ticktum.
Com o português a ganhar dez pontos para o campeonato acendendo a sexta colocação.
O piloto do dia foi Günther pela incrível recuperação de lugares durante a corrida e pela sua capacidade de gerir a bateria e pneus num ritmo alto de fazer muitas ultrapassagens.
Voltaremos dia 6 de maio com mais corrida e qualificação para a nona ronda do campeonato no Monaco, com transmissão na Eleven 6.
Texto: Fernando Morais
Imagem: Direitos Reservados