O piloto mexicano Sergio Perez dominou e venceu no Grande Prémio da Arábia Saudita. Verstappen, seu companheiro de equipa, terminou em segundo, dando um 1-2 à Red Bull. Fernando Alonso, piloto da Aston Martin fechou o pódio.
O arranque foi limpo para todos os carros, com Alonso a subir à primeira posição. Piastri parou logo na segunda volta, devido a danos na sua asa dianteira, depois do arranque. Alonso levou ainda uma penalização de 5 segundos por ter o carro mal posicionado na grelha de partida.
Norris parou na terceira volta, marcando um mau arranque da McLaren na corrida. Na volta seguinte Perez, ultrapassou Alonso e recuperou a primeira posição.
Leclerc e Verstappen faziam a sua corrida, recuperando posições consistentemente e, à volta 16, o Ferrari já se encontrava no terceiro lugar, e o Red Bull na quinta colocação. Leclerc parou na volta seguinte, juntamente com Ocon.
Na volta 18, Lance Stroll foi mandado parar em pista pela equipa e a direção de corrida destacou um safety car, com vários carros a aproveitar para trocar de pneus. Max Verstappen aproveitou a oportunidade e parou, saltando várias colocações, em relação aos rivais.
À volta 21, o safety car entrou para boxes e os carros partiram para uma repartida lançada por Perez, que conseguiu fugir de toda a gente.
Na 23ª volta, Verstappen passa por Russel e sobe aos lugares do pódio. Duas voltas depois, passa por Alonso e sobe para segundo lugar.
Albon informou equipa de um problema com os travões e viu-se obrigado a desistir da prova.
A trigésima oitava volta foi marcada pela ultrapassagem de Zhou a Sargeant e subiu a 13°, enquanto Verstappen se queixava de algo errado no seu carro. A equipa tranquilizou o piloto holandês, dizendo que estava tudo bem e que poderia continuar. Sargeant perdeu mais uma posição desta vez para De Vries.
Depois de uma boa luta, Magnussen subiu aos lugares pontuáveis após ultrapassar o Alpha Tauri de Tsunoda. À volta 49, Piastri ultrapassou o colega de equipa Lando Norris.
Terminadas as 50 voltas, Perez dominou, liderando quase toda a corrida. Verstappen completou o 1-2 da Red Bull e Alonso o pódio, conquistando o seu pódio número 100. Russel terminou em quarto, seguido de Hamilton, Sainz, Leclerc, Ocon, Gasly e Magnussen que completam o top 10.
A volta mais rápida e o prémio de piloto do dia foram ambos para Max Verstappen depois de uma grande recuperação de 15°.
A Fórmula 1 regressa dentro de duas semanas, entre 31 de Março a 2 de Abril, na Austrália com transmissão na Sport TV.
Texto: Gonçalo Sousa
Imagem: Direitos Reservados