Os estudantes deslocaram-se às urnas, no passado dia 13 de dezembro, nas cinco escolas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), para elegerem os representantes dos estudantes no Conselho Geral 2022-2024.
Para este ato eleitoral intercalar, estavam inscritos 8216 alunos tendo votado apenas 806, representando uma taxa de abstenção que ultrapassa os 90%. A Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA) foi a que teve mais votantes, 328, seguida das Escolas de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV) e de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) com 147 votantes cada. Logo atrás ficou a Escola de Ciências e Tecnologia com 116 votantes e a Escola Superior de Saúde (ESS) com 69.
A lista única apresentada a sufrágio obteve 756 votos e preencheu todas as vagas, ficando eleitos para este órgão, Diogo Machado, estudante do Mestrado em Engenharia Agronómica (ECAV), Marta Abreu, da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (ECHS), Paulo Cunha, da Licenciatura em Enfermagem (ESS) e Miguel Silva, do Mestrado Integrado em Eng. Eletrotécnica e Computadores (ECT).
Ficaram como suplentes Pedro Gonçalves, da Licenciatura em Gestão (ECHS) e Ana Correia do Mestrado em Engenharia do Ambiente (ECVA).
A Comissão Eleitoral relatou uma ocorrência na ECHS, onde houve a falta de páginas no caderno eleitoral que “foi de imediato reposta a normalidade com a junção das folhas em falta”, pode ler-se na ata nº 8. No Polo I da ECVA, a vogal Laura Alves, foi substituída por João Jambas que “por motivo de doença” não pode comparecer.
Os resultados e a respetiva ata podem ser consultados no sítio oficial da UTAD.
Carlos Cardoso