Marrocos venceu Portugal por 1-0 e a caminhada portuguesa neste Mundial 2022 terminou. O jogador marroquino En-Nesyri marcou o único golo do encontro aos 42′ minutos, após uma saída mal calculada do guarda-redes Diogo Costa. O jogador Cheddira foi expulso aos 93′ minutos e Marrocos terminou o jogo com 10 jogadores.
O jogo começou com Cristiano Ronaldo logo no banco, e Fernando Santos optou por fazer uma alteração ao plantel que jogou contra Suíça, tirando o William Carvalho e metendo o Rúben Neves.
A seleção das quinas entrou ao ataque com uma pressão constante sobre os leões do Atlas. Ao minuto 5, João Félix de cabeça quase abria o mercador no Al Thumama Stadium, valendo a enorme intervenção de Bono desviando assim a bola para canto. No seguimento desse canto surgiu um contra-ataque rápido dos marroquinos que não chegou a assustar a baliza de Diogo Costa.
Num jogo onde a seleção portuguesa dominava a posse de bola, a seleção marroquina instalava assim um bloco defensivo para complicar os possíveis contra-ataques da seleção portuguesa. Ao minuto 31, João Félix, novamente, encheu o pé e de primeira faz um remate potente que desvia em El Yamiq e a bola sai a rasar a barra da baliza de Bono.
Aos 42 minutos veio a desilusão de todos os portugueses, a seleção marroquina num ataque pela esquerda, com um cruzamento de Attiat-Allah, que Digo Costa sai da baliza e chega atrasado a bola e En-Nesyri de cabeça da origem ao golo dos leões do Atlas.
Portugal reagiu de forma imediata por Bruno Fernandes na ala direita com um ângulo difícil remata e a bola esbarra na barra da baliza marroquina.
A segunda parte começou com um calafrio para seleção das quinas. Pepe derrubou Hakimi e Ziyech que dá um livre e no seguimento desse mesmo lance Saiss com um pequeno desvio remate, mas Diogo Costa com grandes reflexos consegue desviar a bola para canto.
Fernando Santos não esperou muito mais e lançou João Cancelo e Cristiano Ronaldo, para os lugares de Raphael Guerreiro e Rúben Neves, mudando assim a tática para uma situação mais ofensiva. Pouco depois saiu o capitão Saiss com uma lesão, que ele tinha ressentido no aquecimento do jogo.
Em cima dos 82 minutos, João Félix combinou com Cristiano Ronaldo e o avançado do Atlético de Madrid fez um remate fortíssimo que levou a uma enorme intervenção de Bono.
Na tentativa de travar o contra-ataque português, Cheddira fez falta e viu assim o segundo amarelo e, consequente vermelho.
Aos 90+7, surge a última oportunidade da seleção das quinas para igualar o jogo. Rafael Leão cruza a partir da esquerda e Pepe surge no segundo poste com um cabeceamento potente, mas a bola sai pela linha de fundo.
Assim, Marrocos irá enfrentar a França que eliminou a Inglaterra e na outra meia-final será entre a Argentina e a Croácia.
Texto: Gonçalo Carneiro, Eduarda Rebelo, Fernando Morais
Imagem: Record