O auditório da AAUTAD, localizado no Pedrinhas, acolheu, entre os dias 5, 6 e 7 do corrente mês o Interact 2022.
O primeiro dia da terceira edição do evento teve início com uma sessão de abertura que contou com uma mesa constituída pela Pró-Reitora para a Cultura, Comunicação e Imagem, Daniela Fonseca, a Provedora do Estudante, Isilda Rodrigues e o representante da Associação Académica, Diogo Machado.
O painel de oradores foi aberto pelo docente Pedro Colaço, que interveio na questão da gestão da imagem de uma organização. No seguimento da primeira parte, os Serviços de Ação Social da UTAD constituíram uma mesa redonda onde foram abordados temas desde a alimentação e alojamento às bolsas de estudo.
A tarde do primeiro dia albergou uma discussão entre os participantes relativa às condições e possíveis melhorias a aplicar nos serviços de alimentação da UTAD, nomeadamente nas cantinas e bares. Por último, a Provedora do Estudante, Isilda Rodrigues, organizou a sua apresentação baseada na organização e gestão de atividades pedagógicas.
O segundo dia foi aberto por Cristiana Mendes e Rúben Azevedo, representantes da Associação Académica, que se responsabilizaram pela abordagem da gestão da vertente financeira. Num segundo momento, o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) explorou as condições do projeto de ERASMUS, através do esclarecimento de dúvidas e da partilha de experiências. No encerramento da manhã, Pedro Gonçalves, levantou a temática do desporto, mais concretamente na vertente universitária, tanto a nível mundial, como europeu e interno. Realçou, também, as diversas modalidades existentes na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, elucidando os presentes no que diz respeito às condições de acesso às mesmas, bem como a projetos futuros.
A tarde do segundo dia foi composta por desafios lançados aos participantes, que pretendiam gerar debate acerca de problemas atuais, de cariz ambiental, no sentido de procurar soluções viáveis para os mesmos.
O último dia foi aberto pela secretária e responsável pela sustentabilidade da AAUTAD, Marta Abreu, que estendeu a sua apresentação pela aplicação das ODS em atividades, dando ênfase ao papel da academia nas questões ambientais.
Maria Ferreira, atual presidente da Associação Académica, foi a última oradora do evento. A sua abordagem recaiu sobre o papel dos núcleos como parte integrante do desafio, elucidando-os sobre os possíveis desafios para o futuro.
A terceira edição do Interact contou com a presença de vários Núcleos e Secções de todas as escolas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A próxima edição ainda não tem data marcada.
Texto: Sara Fardilhas
Imagem: Sara Fardilhas