Novos começos

Novos começos

Começar do zero e mudar é algo bom. Quem foi a pessoa que disse o contrário?

Desde que me lembro de ser gente que digo que quero viver fora de Portugal por diversos motivos, mas principalmente por querer “mudar de ares” e ter novas oportunidades, e a verdade é que isto aconteceu em todo o meu percurso escolar.

Tudo começou quando me vi obrigada a mudar de escola pela primeira vez, e sei que parece um exagero, mas o meu mundo desabou… imaginem terem 12 ou 13 anos e terem que deixar para trás todos os vossos amigos, como é que eu haveria de me sentir?

Com o tempo, esse sentimento desapareceu, pois fui bem recebida e acolhida, o que fez com que me apercebesse que podia conhecer pessoas novas, mas que nada iria cortar o contacto com aqueles que foram meus companheiros até àquele momento, um pensamento totalmente irrealista e vindo de uma criança.

Foi aqui que me apercebi que gosto de mudanças radicais, de começar do zero e decidi, então, que iria realizar o secundário numa escola fora da minha área. Dito e feito, entrei na escola que tinha como primeira opção, apesar de não ter sido nada fácil, pois a distância não ajudava na conciliação dos estudos com os treinos.

O meu primeiro ano de secundário não foi um mar de rosas. Vim de um local onde todos eram humildes e aconchegantes, para outro onde havia bastante gente má e insensível, o que o dificultou a 200% o meu processo de integração. Mas, ao ter passado por tempos difíceis, apercebi-me que foram esses momentos que me fizeram mais forte, que me ajudaram a ganhar maturidade e a dar valor apenas àqueles que o realmente o merecem.

Quem chegou até aqui deve-se estar a perguntar “ Sim Bea, mas e? ”.

Queria que soubessem que mudar pode parecer difícil e assustador, mas ajuda-nos a crescer enquanto pessoas, ajuda-nos a conhecer novas personalidades, novas culturas, novos espaços. Sei que nem toda a gente é como eu, e ainda bem, o mundo não teria piada se fôssemos todos iguais, mas por vezes é bom deixarmo-nos sentir coisas diferentes, sair da nossa zona de conforto e experimentar coisas novas, pois é quando menos esperamos que acontecem os momentos mais marcantes.

Libertem-se. Permitam-se sentir. Vivam o máximo que puderem, porque nada é para sempre. Um dia não estaremos mais aqui e não haverá outra oportunidade para viver aquilo que não vivemos enquanto era tempo.


Beatriz Dias