GD Chaves 2 – 1 Rio Ave FC: Ninguém trava os flavienses.

GD Chaves 2 – 1 Rio Ave FC: Ninguém trava os flavienses.

O Grupo Desportivo de Chaves recebeu e venceu o Rio Ave por 2-1, num jogo em atraso da 17ª jornada, primeiramente marcado para dia 8 de janeiro, mas reagendado para esta quinta-feira devido a um surto de Covid-19 que se abateu sobre a formação vila-condense no início do ano.

A equipa da casa surgiu neste encontro em boa forma, já que seguia numa série de três vitórias e já não perdia há 9 jogos. O Rio Ave vinha de um empate frente ao Leixões, a duas bolas.

O início do encontro ficou marcado por um atraso, neste caso uma avaria no sistema de iluminação do recinto, que fez adiar o jogo. Porém, foi uma questão que prontamente foi resolvida.

Os primeiros 10 minutos foram divididos entre ambas as formações. No entanto, pertenceu à equipa visitante a primeira oportunidade de golo, ao minuto 11. Vítor, guarda-redes flaviense, evitou o que poderia ser o inaugurar do marcador para o Rio Ave. Ao vigésimo minuto do primeiro tempo, João Teixeira teve nos pés uma hipótese soberana para colocar o Chaves na frente. Todavia, o remate de livre embateu na barreira e saiu pela linha de fundo. Os remates continuavam e o Chaves começou a subir no terreno. Platiny teve, mais tarde, à boca da baliza, aquilo que se mostrava ser um golo certo. Valeu a excelente intervenção de Jhonatan, que negou o golo do flaviense. A pressão dos homens da casa acabou por se concretizar ao minuto 36, com o golo de Wellington Carvalho. Um grande cruzamento de Bachi, teleguiado para os pés do brasileiro da equipa da casa, que inaugurou o marcador e fez o seu oitavo golo nesta época, na Liga 2. 2 minutos depois, foi a vez de Wellington retribuir o favor e cruzar para Bachi, que aumentou a vantagem do Chaves para 2-0.

Os caseiros continuaram por cima até ao final da primeira parte, mas o marcador permaneceu intacto até aí.

O segundo tempo começou como acabou a primeiro, com os remates de João Mendes e Wellington a justificarem a supremacia flaviense. A tendência dominante do Chaves fazia-se sentir. Vítor Campelos, técnico da casa, decidiu refrescar a equipa em cima da hora de jogo, decisão sustentada com a segura vantagem que levava. No entanto, o Rio Ave ainda organizava algumas investidas. Pedro Mendes cabeceou de forma perigosa, com a finalização a rasar o poste esquerdo da baliza dos visitados.

Foi ao minuto 24 da segunda parte que o Chaves começou a jogar com menos um. A falta de Obiora levou o árbitro Tiago Martins a puxar do cartão vermelho. O Rio Ave, ainda com escassas oportunidades para marcar golo, acabou mesmo por fazê-lo já em tempo de compensação. Ronan fez o único golo do vila-condenses e selou o resultado final.

Com este resultado, o Grupo Desportivo de Chaves dá um salto na tabela classificativa e ocupa agora o segundo lugar da competição, com 39 pontos, estando em posição de promoção para a Primeira Liga.

Na próxima jornada, o estádio Municipal de Chaves voltará a receber público, desta vez para receber o Vilafranquense.

Texto: André Soares

Fotografia: José Andrade