Artur Caldeira e Marina Pacheco em Vila Real

Artur Caldeira e Marina Pacheco em Vila Real

Artur Caldeira e Marina Pacheco fizeram-se ouvir, ontem, dia 28 de janeiro de 2022, pelas 21:30h no Teatro Municipal de Vila Real.

Com a duração de 70 minutos, o concerto realizou-se por Marina Pacheco na voz e Artur Caldeira na guitarra.

“No teu poema”, de Carlos do Carmo; “Verdes são os campos”, poema de Luís de Camões; “Maria Soliña”, de Celso Emílio Ferreiro e “Fado Madragoa”, de João Bastos e Francisco Valério, foram alguns dos célebres temas apresentados pelos dois artistas.

Com um programa composto por repertório ibérico, em línguas portuguesa, galega e castelhana, os dois artistas apresentaram parte do trabalho que têm já desenvolvido juntos há alguns anos. A diversidade de música erudita, canções populares de cariz urbano e rural e com arranjos próprios na guitarra levam os dois músicos a uma atividade artística de grande reconhecimento, bem como sucesso.

Elogiada na imprensa internacional pelo “virtuosismo perfeito” e pelo “talento como atriz”, Marina Pacheco é reconhecida por ser detentora de uma “assinalável musicalidade, invulgar segurança e solidez técnicas”.

Artur Caldeira, licenciado em Guitarra Clássica e Mestre em Interpretação artística, recebeu, após provas públicas, o Título de Especialista em Música. É reconhecido por uma “reconhecida versatilidade e fluência em diversos idiomas musicais”.

Artur Caldeira e Marina Pacheco contam, neste momento, já com apresentações por Portugal e Alemanha. Destaca-se, em Portugal, o recital realizado no Museu da Arte Antiga de Lisboa, a ser transmitido e gravado pela RDP – Antena 2.

Elisa Costa

Fotografia: Elisa Costa