Pedro de Tróia no “Sons à Mesa” do Maus Hábitos de Vila Real

Pedro de Tróia no “Sons à Mesa” do Maus Hábitos de Vila Real

O regresso do cantor aos palcos, depois de lançar o segundo disco “Tinha de Ser Assim”, em 2021, aconteceu nesta quarta-feira no Café-Concerto. Apoiado apenas pela viola, tocada por Frederico Andrade, Pedro de Tróia sentou-se à mesa do Maus Hábitos de Vila Real num formato intimista e acolhedor.

Na edição do “Sons à Mesa” desta semana, Pedro de Tróia utilizou o palco como uma extensão do espaço dedicado à plateia. Num formato não muito habitual sem banda a suportar o cantor, Pedro e o seu primo Frederico adaptaram os temas de forma bem conseguida. O alinhamento do concerto não contou apenas com as canções do mais recente álbum. Neste concerto, o duo deambulou quase de forma simétrica pelos dois discos lançados até agora.

Mesmo neste formato sem overdubs nem sons pré-gravados, diferente do som de estúdio habitual, Pedro de Tróia demonstrou confiança na voz e na forma dinâmica como comunicava com o público. Apenas com algum reverb e com acordes de guitarra, que não só se notavam as inspirações vindas do rock como da bossa nova, o concerto decorreu de forma crescente.

Já perto do final do concerto, Pedro de Tróia cedeu o microfone ao Frederico Andrade, vocalista e letrista da banda de indie “São Roque”. Frederico tocou o mais recente single: “Longe de Nós”. Esta curta atuação também teve um bom parecer da plateia. Podem esperar-se já em fevereiro mais novidades desta banda emergente formada em 2020.

Pedro de Tróia, conhecido como frontman da banda Pop “Capitães da Areia” formada em 2009, estreou-se em 2020 a solo com o álbum “Depois Logo Se Vê”, que, segundo ele, “era apenas o prefácio do livro que se iria abrir”.

O cantor confessou, em declarações ao O Torgador, que este é “apenas o segundo concerto desde o lançamento do disco de 2021”. No entanto, o regresso à estrada está aí e seguem-se já nos próximos dias os concertos no Porto, Leiria, Coimbra e Aveiro.   

Pedro Esteves

Imagem: Carlos Sousa