PSD e PCP criticam António Costa durante o debate das legislativas

PSD e PCP criticam António Costa durante o debate das legislativas

Rui Rio e João Oliveira protagonizaram o debate da passada quarta-feira, na SIC.

O deputado comunista substituiu Jerónimo de Sousa nos debates.

O debate iniciou-se com João Oliveira a reforçar que estava a representar o partido temporariamente, devido a Jerónimo de Sousa ter de ser operado de urgência.

Rui Rio avançou dizendo que “há um mar que nos separa”, referindo-se às ideologias que o PSD e o PCP defendem.

João Ferreira marcou a sua posição ao afirmar que o governo socialista não aceitou “uma única medida de reforço ao SNS, durante a pandemia”. O mesmo acusou o PS de fazer de tudo para que o orçamento de estado não tivesse sido aprovado.

Rui Rio concordou com João Oliveira, e acabou por dizer que o PCP era um partido coerente: “O governo e António Costa, quando se meteram com o PCP, sabiam perfeitamente qual era a lógica de funcionamento do Partido Comunista.”

O mesmo sublinhou que se estivesse no lugar do primeiro-ministro também não aceitaria as propostas comunistas, atribuindo a culpa ao PS que “se colocou na mão do PCP”. João Oliveira respondeu ao ataque, dizendo que o PSD e o PS já estiveram de acordo em diferentes matérias ao longo dos anos.

O decorrer da conversa mostrou que o PSD e o PCP estão separados no que respeita a maneira como encaram diferentes temas.

As privatizações, o papel do estado, as pensões, os salários e a economia foram algumas das áreas que vincaram as divergências entre os dois partidos. João Oliveira considerou as propostas do PSD “duvidosas, ou para não levar a sério”.

Rui Rio e João Oliveira alinharam-se nos ataques a António Costa, mas discordaram em todos os outros temas do debate.

Micaela Costa