Catarina Martins e André Ventura protagonizam debate marcado pelo combate à corrupção

Catarina Martins e André Ventura protagonizam debate marcado pelo combate à corrupção

O debate que teve lugar na noite de domingo, no âmbito das eleições legislativas, decorreu na SIC Notícias. Os líderes partidários envolveram-se num confronto onde Catarina Martins acusou André Ventura de nunca ter feito nada para combater a corrupção. Por outro lado, o líder do Chega falou do Rendimento Social de Inserção (RSI).

Catarina Martins lançou o tema da corrupção para debate no momento em que a mesma acusou “a extrema-direita” de nunca ter feito nada para acabar com a corrupção. Ventura, defendeu-se dos ataques dizendo que “o Chega foi o partido que apresentou mais propostas de combate à corrupção” e lembrou que o Bloco de Esquerda (BE) chumbou algumas das mesmas.

 A coordenadora do BE afirmou que o Chega apoia medidas como os vistos gold e que não se manifesta em relação à criminalização de offshores, nem sobre os casos de corrupção no futebol. A mesma disse que a direita “defende sempre o poder financeiro”.

Catarina Martins defendeu os beneficiários do RIS e os pensionistas, dizendo que não são estes que ganham milhões com os negócios das barragens. O líder do Chega não concordou com esta tomada de posição e rematou “há bombeiros e polícias que ganham 200 euros de pensão, e o BE quer dar 700 euros a quem chega do Mediterrâneo de telemóvel na mão”.

Os cabeça de lista trocaram vários ataques pessoais no decorrer do debate. Ventura chegou a dizer que Catarina Martins era “mentirosa” e “uma excelente atriz”. Por sua vez, a líder do BE diz que o adversário “é mais previsível que um risco riscado”

As eleições legislativas decorrem a 30 de janeiro.

Micaela Costa