UTAD promove o Observatório Internacional dos Geoparques Mundiais da UNESCO

UTAD promove o Observatório Internacional dos Geoparques Mundiais da UNESCO

No próximo ano, em 2022, o ecocampus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro passará a ser a sede do Observatório Internacional dos Geoparques Mundiais da UNESCO.

Esta estrutura técnica e científica será, essencialmente, responsável por monitorizar dados e divulgar boas práticas desenvolvidas naqueles territórios reconhecidos pela UNESCO.

O reitor da universidade, Emídio Gomes, refere que “é uma honra e uma enorme responsabilidade para a UTAD” e que, “tudo fará para prestigiar esta rede mundial da UNESCO”, tendo esta espaços simbólicos no território nacional.

A Cátedra UNESCO de “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis” da UTAD, em parceria com a Cátedra UNESCO de “Geoparques e Desenvolvimento Sustentável de Áreas Insulares e Costeiras” da Universidade do Egeu na Grécia, este Observatório vai recolher e processar dados sobre a gestão dos territórios distinguidos com a chancela “Geoparques Mundiais da UNESCO”.

Para Artur Sá, coordenador da Cátedra UNESCO na UTAD e membro do Conselho Executivo da Rede Global de Geoparques (GGN), “este instrumento de recolha e tratamento de dados sobre a gestão e operação dos territórios designados como ‘Geoparques Mundiais da UNESCO’ incidirá essencialmente sobre as atividades promovidas e desenvolvidas nestes territórios, particularmente aquelas que dizem respeito às 10 principais áreas foco, de que são exemplo os desastres naturais, as alterações climáticas ou a igualdade de género”.

Artur Sá acrescenta que “com o trabalho realizado no Observatório, será possível demonstrar, de forma contínua e atualizada, como os Geoparques da UNESCO trabalham todos os dias para melhorar a gestão territorial e promover a redução de riscos, a inclusão social e a sustentabilidade local”.

O Observatório Internacional dos Geoparques Mundiais da UNESCO tem também como missão apoiar a implementação de estratégias territoriais, permitindo ainda classificar e atualizar, permanentemente, iniciativas, impactos e boas práticas que já tenham sido desenvolvidas.

É importante relembrar que foi na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, que nasceu a primeira Cátedra UNESCO dedicada aos geoparques, ao desenvolvimento regional sustentado e aos estilos de vida saudáveis.

Inês Monteiro

Observatório Internacional dos Geoparques Mundiais da UNESCO