Câmara de Vila Real avança com nova ação por causa de queda de grua no Calvário

Câmara de Vila Real avança com nova ação por causa de queda de grua no Calvário

O município avançou com uma nova ação judicial contra a Nesinocas – Engenharia e construção, LDA., uma empresa de construção civil, depois do tribunal decretar como extinta a primeira.

Após a queda de uma grua no campo de futebol do calvário, em novembro de 2018, a autarquia liderada por Rui Santos vai avançar com uma nova ação em tribunal. A grua de grandes dimensões causou um prejuízo de cerca de 300 mil euros, devido aos estragos das bancadas e do campo de relva sintética.

A primeira ação ficou anulada devido a uma falha no prazo de nomear um novo advogado para o processo, depois da morte do anterior. Em outubro a câmara foi notificada do requerimento do advogado da empresa de construção a pedir a extinção do processo, uma vez que o advogado não estava constituído. A autarquia avança ainda que no mesmo mês foi apresentada uma resposta, embora o juiz tenha decretado a ação judicial como extinta.

A empresa XVMC Advogados, é a nova representante legal do Município no processo contra a Nesinocas, e, é a esta que se atribui a responsabilidade da falha no prazo de apresentar um novo mandatário.

Em comunicado, a Câmara explica que nada está perdido e que “um novo processo poderá ser interposto, nos mesmos moldes, sem qualquer prejuízo para o município e para os seus direitos”.

O executivo municipal assume ainda que só teve conhecimento do erro dia 7 de dezembro.

A autarquia vai ainda avançar com a recuperação dos danos, uma vez que o processo está demorado.

Micaela Costa