Tomada de posse de Emídio Gomes como novo reitor da UTAD

Tomada de posse de Emídio Gomes como novo reitor da UTAD

Na passada sexta-feira, durante a tarde, realizou-se a tomada de posse do novo reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Emídio Ferreira dos Santos Gomes, na Aula Magna da UTAD. Emídio Gomes iniciou o discurso pelos seus agradecimentos e divulgou os objetivos que deseja atingir neste mandato de quatro anos.

O novo reitor declara que a UTAD “tem uma identidade e uma herança sólida e consistente” e garante que “precisa de ser expandida em relevância e reconhecimento, sem medos nem preconceitos”. Um desejo do professor Emídio é que a UTAD esteja “alinhada com o mundo e com o futuro”. Emídio Gomes demonstra ainda querer “uma universidade sustentável e devidamente sustentada, aberta ao mundo e à mudança” e confia “na consolidação e afirmação inequívoca de uma universidade em Trás-os-Montes e Alto Douro”.

O professor Emídio Gomes garante ainda que “os alunos são o centro e o foco permanente e diário da ação da universidade” e que “é urgente repensar e rever métodos de ensino e aprendizagem e apostar em metodologias mais inovadoras ao encontro das necessidades dos alunos, que agora chegam ao ensino superior”. O novo reitor explica também que pretende desenvolver “condições de acolhimento e logística exemplares para quem estuda na UTAD”.

O campus “diz muito do que aqui se faz e aqui se vive, como se aprende e como se ensina”, declara o atual reitor. Emídio Gomes explica a importância que o campus da UTAD possui e afirma que este “tem o papel primordial na experiência global de aprendizagem e condiciona de forma vincada os níveis de atratividade”. O novo reitor certifica que outro objetivo é apostar “na valorização do seu campus”. “Queremos que o desenvolvimento do nosso campus seja parte estruturante do nosso mandato, a imagem da ambição e do talento das nossas pessoas e das suas ideias, que seja um orgulho para a região, o melhor local para ensinar, aprender, investigar, receber e discutir”, afirmou o novo reitor. Emídio Gomes deseja ainda que o campus seja “ao mesmo tempo o local de chegada e o ponto de partida, onde todos se sintam bem-vindos e integrados”.

 A ligação da UTAD com a região de Trás-os-Montes e Alto Douro é outra prioridade de Emídio Gomes. “Queremos que a UTAD seja um portal de afirmação do território, que leve a região ao mundo e, ao mesmo tempo, traga também muito para a região, seja conhecimento, desenvolvimento, reconhecimento ou investimento”, ambiciona o professor Emídio.

O novo reitor salientou ainda que “é importante reforçar os apoios diretos, os programas de mentoria e a ação do Observatório Permanente do Abandono e da Promoção do Sucesso Escolar, envolvendo a Associação Académica (AAUTAD) na sua identificação, monitorização e acompanhamento. Temos como imperativo o investimento em residências universitárias, com a criação de novas unidades e a requalificação das existentes. Vamos aumentar o número de camas, para suportar o crescimento de ingressos e criar condições dignas nas instalações atuais”.

O professor Emídio recorda os tempos em que estudou na UTAD e garante que “a minha obrigação a esta região germinou e desenvolveu-se ainda nos meus tempos de criança, reforçou-se com a minha passagem pela UTAD como aluno e renovou-se todos os dias com o meu envolvimento e trabalho mais recente como vice-reitor”. Emídio Gomes defende que “a UTAD é muito mais do que uma grande instituição pública, situada no concelho de Vila Real”.

Emídio Gomes sustenta que “o abismo demográfico para onde o país caminha, que será ainda mais profundo nas regiões do interior, reforça a urgência de reformas políticas e de novas estratégias que permitam reformular o processo de captação de alunos”.

Na tomada de posse, estiveram presentes o antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a Ministra de Estado da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a Secretária de Estado da Coesão Territorial, Isabel Ferreira, e outros autarcas.

Emídio Gomes ocupou o cargo de vice-reitor para a Área de Investigação e Inovação, desde 2017. A nova equipa reitoral conta com quatro vice-reitores e oito pró-reitores.

Marta Afonso