Novas alterações no calendário escolar

Novas alterações no calendário escolar

Face à evolução da pandemia e ao reajuste das pausas letivas decorrentes da interrupção entre 22 de janeiro e 5 de fevereiro, foram realizadas algumas alterações no calendário escolar que visam compensar esses dias. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na manhã da passada sexta-feira.

A pausa letiva de Carnaval foi eliminada, prosseguindo a atividade letiva até à pausa letiva da Páscoa, que foi reduzida para quatro dias, de 29 de março a 1 de abril. O terceiro período acaba a 8 de julho para o 1.º ciclo e para o 2.º ciclo, a 23 de junho para o 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade e a 18 de junho para o 9.º, 11.º e 12.º ano.

Relativamente à avaliação externa, as provas de aferição do 2.º, 5.º e 8.º ano foram adiadas para junho, entre os dias 14 e 21, e a componente oral da prova de inglês de 5.º ano irá decorrer entre 27 de maio e 9 de junho. Devido às suas caraterísticas, condições exigidas e ao período em que se realizariam, as provas de aferição de 2.º ano de Expressão Artística e de Educação Física foram excluídas do calendário. As provas finais de ciclo de 9.º ano também foram adiadas, a 1.ª fase decorrerá entre 28 de junho e 2 de junho, com afixação de resultados a 19 de julho, e a 2.ª fase será entre 21 e 23 de julho, com afixação de resultados a 2 de agosto. Os exames finais nacionais do ensino secundário serão realizados em julho e em setembro, ou seja, a 1.ª fase será entre 2 e 16 de junho com afixação de resultados a 2 de agosto, a 2.ª fase será entre 1 e 7 de setembro com afixação a 16 de setembro.

A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior irá divulgar oportunamente e de forma articulada as informações relativas ao efeito de avaliação externa no acesso ao Ensino Superior.

Ana Rita Cunha