Portugal apresenta um orçamento reduzido na resposta à crise

Portugal apresenta um orçamento reduzido na resposta à crise

Atualmente, Portugal encontra-se nos países mais afetados economicamente pela pandemia, no entanto, segundo o artigo divulgado pelo Banco Central Europeu, foi dos que apresentou um orçamento mais reduzido das medidas de resposta.

A média do PIB na Europa ronda os 3,8%, enquanto que, em Portugal ronda os 3,2%. A comissão Europeia afirmou que, simultaneamente com outros países, Portugal não irá voltar nos próximos dois anos à estabilidade que apresentava anteriormente.

A deputada Catarina Martins considerou que: “Não só o governo se predispôs a gastar menos do que outros países europeus, como ainda por cima gastou menos do que o que prometeu gastar. Na videoconferência, a coordenadora do bloco de esquerda ouviu vários testemunhos de portugueses que estão a passar dificuldades e acrescentou: “Nós conhecemos agora o que foi a execução do orçamento do ano passado, ou seja, o que é que estava previsto e o que é que foi gasto pelo governo. Sabemos que o governo gastou 3,5 mil milhões de euros a menos do que o que estava previsto. Temos muita dificuldade em que se compreenda que se possa poupar quando há tanta gente na vossa situação”.

De forma a contrariar a crise, são os países do Norte da Europa que fazem um esforço orçamental, uma vez que, se encontram mais estáveis financeiramente.

Milene Barros