Autocobrança e sentimento de culpa

Autocobrança e sentimento de culpa

Autocobrança, um tema que considero muito importante, tendo em conta o número de pessoas que sofre por não conseguir lidar com as suas próprias falhas e o sentimento de culpa gerado à volta disso, o que pode ser desgastante para a nossa saúde mental e trazer consequências graves.

Sabem aquelas pessoas que têm sempre aquela vozinha na cabeça a dizer coisas como: podias ter feito melhor, podias ter feito mais, não te esforçaste o suficiente, o resultado disto e daquilo não ficou nada bem, etc. Se isto te acontece frequentemente é porque és o tipo de pessoa que se cobra excessivamente, precisas de respirar fundo, relaxar e tentar silenciar estes pensamentos para não entrares numa bola de neve de negatividade, cheia de insatisfação, desmotivação e sobretudo culpa!

Todos sabemos que é normal sentirmos frustração e desmotivação quando algo não corre como planeamos e esperamos, mas devemos cuidar da nossa saúde mental e fazer com que este sentimento de culpa desapareça, temos de nos mentalizar que é através destas experiências menos boas que acontece uma aprendizagem para melhorarmos dia após dia.

Por exemplo, ao invés de nos criticarmos devíamos celebrar as nossas conquistas, por mais pequenas que sejam; em vez de exigirmos sempre produtividade, tirar um tempo para nós e não devemos sentir culpa por descansar, porque também merecemos; pedir ajuda ao invés de fazer tudo sozinho e não ter medo nem vergonha disso; e um último exemplo, em vez de nos compararmos com os outros, o melhor a fazer é valorizarmos o nosso caminho e a nossa trajetória.

Entender e aceitar que podemos falhar e que isso é algo natural, pois errar faz parte do processo. Não temos de ser melhores que ninguém, o objetivo principal é superarmo-nos a nós próprios e não aos outros. Não nos podemos sentir culpados com algo que não podemos controlar, algo que não depende só de nós, temos de ter em conta que existem vários fatores que influenciam o rumo da vida de cada um.

Para finalizar deixo um conselho, sejam mais generosos com vocês próprios, não se sintam culpados por algo que ainda não conseguiram alcançar, tudo tem o seu tempo e não se esqueçam de valorizar as coisas que alcançaram até hoje. Não se cobrem tanto!!

Patrícia Silva