Semana Académica cancelada e aulas presenciais em risco

Semana Académica cancelada e aulas presenciais em risco

Com o tema ‘a mais bela das histórias’, a Semana Académica da UTAD, que estava marcada para os dias compreendidos entre 27 de abril e 3 de maio, foi cancelada por parte da Associação Académica da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro que tradicionalmente organiza o evento, sendo a pandemia Covid-19 o principal motivo na decisão.

No comunicado oficial emitido pela direção da AAUTAD, pode ler-se que foi feito “o maior esforço possível” para evitar este cancelamento, mas que a mesma “não consegue colocar em questão o adiamento da Semana Académica face à imprevisibilidade, colocada pelo surto, na definição de um novo calendário letivo”. Salienta ainda que esta decisão foi “devidamente aconselhada pelas entidades de saúde” ressalvando que “tempos difíceis exigem medidas difíceis”.

Note-se que, devido ao Covid-19 e às consequentes medidas de contingência social, a AAUTAD já havia suspendido eventos como a UTAD Cup, a UTAD em Maré Alta, formações, jornadas dos Núcleos de Estudantes e diversas atividades das secções culturais.

No entanto, a AAUTAD compromete-se a “realizar a cerimónia oficial da queima das fitas, numa data a anunciar futuramente, para que todos os finalistas tenham a possibilidade de cumprir o seu percurso académico”, salvaguarda a direção.

O novo coronavírus, em Portugal, conta já com 15.472 casos oficialmente confirmados e 123.564 suspeitos, sendo que 435 dos casos acabaram por falecer.

O cenário escolar foi recentemente abordado pelo conselho de ministros não havendo qualquer referência relativamente ao ensino superior, excetuando o facto de António Fontainhas, Reitor da UTAD e Presidente do Conselho de Reitores ter afirmado numa entrevista via telefone à SIC Notícias que “cada universidade tem autonomia para tomar decisões”. O Torgador sabe que as reitorias da Universidade de Coimbra e da Universidade do Minho já suspenderam as aulas presenciais até ao final deste ano letivo.

Como fica o ensino secundário?

O Governo entende ser “particularmente importante” que possam ser retomadas as atividades letivas presenciais para os alunos do 11.º e 12.º anos, devido realizarem exames nacionais que ser-lhes-ão determinantes no acesso ao ensino superior. Contudo, quer os alunos de décimo ano, quer as disciplinas que não estejam abrangidas para exame, as respetivas aulas estão suspensas até ao fim do ano via presencial.

Romeu Mota

Fotografia: Associação Académica da UTAD