Fim de semana sem pontos para Vila Real e Abambres

Fim de semana sem pontos para Vila Real e Abambres

O SC Vila Real e o Abambres voltaram a ser incapazes de obter resultados positivos

No passado domingo, o SC Vila Real e o Abambres foram ambos derrotados por 3-1, nos seus redutos, diante do Lusitânia de Lourosa e do Vidago, respetivamente, aumentando assim a sua sequência de resultados negativos em jogos a contar para o campeonato.

Num duelo que opunha o penúltimo ao terceiro classificado do campeonato, o Vila Real recebeu, no Campo da Forca, o Lusitânia para um jogo que já se previa, extremamente, complicado para a equipa da casa.

Após uma primeira meia hora muito equilibrada e sem oportunidades de golo, a equipa visitante começou a impor a sua superioridade ao Bila e começou a rondar mais vezes a baliza defendida por Pedro Carvalho. Aos 33 minutos, o guarda redes do Vila Real, com uma grande defesa, consegue adiar o golo avançado do Lusitânia, Zakpa.

Golo que chegaria nove minutos depois, após Zakpa responder da melhor maneira a um cruzamento feito do lado direito do ataque visitante.

A equipa da capital transmontana foi para o intervalo a perder e na segunda parte, ao contrário do que os adeptos esperavam, nunca foi capaz de se superiorizar ao adversário na busca do golo que empataria a partida. Os ataques mais perigosos continuavam a ser do Lusitânia que acabou mesmo por dilatar a vantagem ao minuto 58, através de uma grande penalidade executada por Léo Cordeiro.

O segundo golo dos visitantes parecia ter tirado a esperança, aos adeptos do Vila Real, de que a equipa ainda conseguiria obter um resultado positivo no jogo, contudo essa crença reapareceu aos 62 minutos, após uma recuperação de bola do recém-entrado Paixão que tabelou com Zé Pedro e depois rematou para o fundo da baliza adversária.

Apesar da entrega e do espírito guerreiro da equipa, os transmontanos nunca estiveram perto de empatar o jogo e Leo Cordeiro acabaria mesmo por bisar, ao minuto 89, e fixar o resultado em 1-3.

A equipa do SC Vila Real está agora a 14 pontos dos lugares que permitem a manutenção no Campeonato de Portugal e vê a sua tarefa complicar-se a cada jornada.

Na mesma tarde o Abambres recebia o Vidago, em jogo da Divisão de Honra da AFVR que terminou também com a derrota por 1-3 da equipa da cidade de Vila Real.

A equipa visitante, primeira classificada do campeonato, desde cedo mostrou ser superior ao conjunto do Abambres. Os forasteiros, com um golo do Luís Filipe, adiantaram-se no marcador aos 38 minutos, após várias oportunidades desperdiçadas.

O conjunto da casa partiu atrás do prejuízo e conseguiu restabelecer o empate no último lance da primeira parte e levar um resultado positivo para o intervalo.

O Vidago não se deixou abalar e voltou confiante para a segunda metade da partida e voltaram a impor o seu futebol ofensivo.

A equipa do Abambres conseguiu resistir até aos 75 minutos, altura em que o melhor marcador do campeonato, Edu Paiva, fez o 1-2.

Os vila-realenses lançaram-se novamente à procura do empate, abrindo espaços na sua defesa que acabariam por ser aproveitados pelo adversário. Edu Paiva marcou o seu segundo golo na partida, fazendo o 1-3 final.

O Abambres, apesar da derrota, manteve o 12º lugar e tem na próxima jornada uma deslocação difícil ao terreno do terceiro classificado, SC Régua.

João Magalhães

Fotografia: O Torgador (Alexandre Pires e Francisca Rocha)