Domínio do Abambres e Bila em rota de colisão

Domínio do Abambres e Bila em rota de colisão

O Abambres foi dono e senhor do jogo a contar para a AF Vila Real Divisão de Honra, enquanto que o Bila não conseguiu inverter o ciclo negativo na Série B do Campeonato de Portugal.

O Abambres recebeu o GDC Salto em casa, para jogo da 14ª jornada. Os visitantes entraram melhor no jogo, mas a equipa da casa conseguiu, ainda nos minutos iniciais, recuperar o domínio do jogo, com um golo logo aos seis minutos que acabou por ser anulado por fora de jogo.

Após alguns lances de perigo, o Abambres manteve-se cauteloso nas subidas no terreno e chegou à vantagem ao minuto 19, por intermédio de Rúben Ferreira, que apanhou a defesa adversária desatenta.

Ao longo da primeira parte, os lances de perigo intensificaram-se de ambos os lados: o minuto 35 sinalizou um remate portentoso de fora de área que levava selo de golo. Este viria a ser o autor do segundo golo da partida, após cruzamento de Zezinho.

Na segunda parte, o GDC Salto faz uma substituição a fim de tentar mexer no jogo, mas, aos 53 minutos, na conversão de um livre à entrada da área, Sirenes, da equipa de Montalegre, toca com a mão na bola e vê o cartão vermelho e sai do relvado lavado em lágrimas. Na conversão, Duarte Barandas não vacilou e ampliou a vantagem para 3-0.

Houve ainda várias decisões da equipa de arbitragem contestadas pelas equipas, factos que marcaram este segundo tempo. O Abambres teve tempo ainda de lançar Diogo Silva e Jorginho na partida, já perto do final, consolidando assim mais três pontos e mantendo o 10º posto na tabela classificativa.

Por sua vez, o SC Vila Real deslocou-se a Gondomar, em busca de pontos para a saída da zona de despromoção da Série B do Campeonato de Portugal, em jogo a contar para a 13ª jornada.

O último confronto entre as duas equipas remonta a novembro de 2015, jogo que ficou marcado pelo nulo final.

No primeiro tempo não houve grandes lances de perigo pelo facto de ambas o setor defensivo superar o poder ofensivo, mas, à passagem do minuto 23, Fausto Lourenço conseguiu bater Nuno Fernandes e atirar para o fundo da baliza, marcando o primeiro da partida a favor do Gondomar.

No segundo tempo, deu-se igualmente um jogo equilibrado, com alguns lances de perigo, mas novamente as equipas a saberem segurar o jogo até que, ao cair do pano, já em tempo de desconto, João Miccoli aponta o segundo golo da partida, soldando a vitória dos gondomarenses que assim sobem ao 10º lugar, enquanto que o Vila Real se mantém no último posto com apenas 4 pontos.

Carlos Cardoso

Fotografia: O Torgador (João Gomes)