“Partida molhada, partida abençoada” dá vitória a GD Chaves

“Partida molhada, partida abençoada” dá vitória a GD Chaves

GD Chaves vence com resultado apertado perante equipa esforçada de Pedro Ribeiro.

No dia 24 de novembro pelas 20 horas, o GD Chaves recebeu o Belenenses SAD na partida que definiu quem passava à próxima fase da Taça de Portugal. A partida finalizou com um excelente resultado para a equipa flaviense, que venceu por 1-0.

 

Os valentes transmontanos fizeram-se ouvir desde o primeiro minuto de jogo, animando e aquecendo o ambiente frio que se faz sentir na cidade do distrito de Vila Real. Por outro lado, os adeptos do clube visitante estavam em minoria – como é de suspeitar – mas demonstraram atitude e garra perante a multidão que estava no lado oposto. Num frio domingo à noite, os 1349 espectadores deram outra vida ao jogo da Taça de Portugal.

O primeiro golo deu-se aos 26′ com uma perda de bola, comprometedora, por parte da equipa Belenenses e é aí que João Teixeira recupera a bola. Um magnífico cruzamento para André Luís, assiste ao golo da equipa da casa. O 1-0 estava feito em Chaves. Outra oportunidade surgiu logo a seguir aos 28′, com um livre marcado por Fábio Veríssimo a favor da equipa flaviense, mas a bola passa ao lado das redes da equipa visitante. Por outro lado, o Belenenses SAD aproveita também uma bola perdida e tenta marcar numa tentativa de igualar o resultado na partida. A bola passa rasteira ao poste da baliza de André Moreira.

Finalizada a primeira parte no Estádio Municipal, o resultado corresponde ao jogo feito, um GD Chaves disposto a vencer e um Belenenses SAD a deixar jogar e incapaz de criar grandes oportunidades.

O começo da segunda parte traz consigo uma nova faceta do Belenenses SAD, com novas caras nomeadamente Marco Matias e Casseira. A bola já rolava na cidade de Chaves, durante os primeiros 30 minutos da segunda parte, a equipa de Belém deu trabalho a Igor para manter as suas redes livres de perigo, demonstrando algumas das fragilidades na linha defensiva da equipa.

Sempre rápido na recuperação da bola e a chegar à grande área, GD Chaves tenta fazer o 2-0, mas sem grande sucesso ou oportunidades. A equipa flaviense começa a demonstrar os efeitos do tempo de jogo, uma fraca defesa e apenas reage aquando a receção da bola.

Três minutos de tempo extra são dados, sendo que dois minutos são desperdiçados a cuidar da lesão de André Luís, que é substituído por incapacidade de prevalecer em campo. Sem nenhum cartão mostrado, o jogo segue normalmente.

O passaporte do GD Chaves está carimbado para a 5º eliminatória da Taça de Portugal, sendo o oitavo triunfo em nove jogos disputados pela equipa flaviense.

Na conferência de imprensa, o treinador do Belenenses SAD, Pedro Ribeiro, referiu as oportunidades oferecidas e a desilusão relativamente ao resultado quando comparado com aquilo que foi feito em campo. “O Chaves ganhou com mérito e jogou de forma eficiente.”.

José Mota salienta a importância da vitória perante uma equipa da Primeira Liga Portuguesa, no entanto, não inibiu a necessidade de continuar a trabalhar. “Isto é a Taça de Portugal, e quando se está a ganhar, não se pode deixar vencer.”. Segundo o treinador do GD Chaves, foi uma vitória “natural e justa”.

Ana Martins

Fotografia: O Torgador (Luísa Cruz)