Fecharam-se as cortinas do Campeonato de Portugal

Este fim-de-semana, jogou-se a 34.ª e última jornada do Campeonato de Portugal, Série A. Chaves Satélite e Pedras Salgadas acabam da melhor maneira, Montalegre acabou goleado.

O Chaves Satélite recebeu, no Complexo Desportivo Francisco Carvalho, a equipa vimaranense dos Caçadores das Taipas. O jogo não começou da melhor maneira para o conjunto da casa, uma vez que perdeu no primeiro minuto, por vermelho direto, o defesa Pedro José e há meia hora de jogo perdia por uma bola a zero (Pereirinha 30’).

Contudo, mesmo a jogar só com dez elementos, os “Valentes Transmontanos” conseguiram responder e seis minutos depois Gustavo Souza empatava a partida.

Na segunda parte a turma de Carlos Guerra consumou a reviravolta, pelo médio que tinha acabado de entrar, Faissal Zangré, marcando assim o golo da vitória e o sexto na conta pessoal no campeonato.

O Chaves Satélite fechava assim o campeonato com uma vitória de 2-1 contra os Caçadores das Taipas.

No jogo que teve lugar na Póvoa de Lanhoso, o Montalegre não conseguiu finalizar a sua campanha na série A da melhor maneira e acabou goleado por 4-0, pelo Maria da Fonte.

O primeiro golo da partida foi marcado pelo avançado Miguel Ribeiro a um minuto de a primeira parte acabar, dando assim vantagem a sua equipa no regresso ao balneário.

Na segunda metade do jogo, o Maria da Fonte aumentou a vantagem aos 60 minutos por João Paulo. Estando com uma desvantagem de dois golos, José Manuel Viage, tentou mexer com a equipa fazendo entrar Anderson Zangão e Paulo Roberto, mas as mudanças não surtiram o efeito desejado e o conjunto da casa voltou a aumentar a vantagem pelo pé de Miguel Ribeiro que bisava na partida.

A partida caminhava para o fim, mas ainda houve tempo para mais um golo, João Marna ao minuto 90 fechou o marcador para 4-0.

O Campo da Cruz do Reguengo, em Vila Verde, acolheu o jogo entre o Vilaverdense e o Pedras Salgadas que acabou com o resultado de 2-4.

A equipa transmontana começou o encontro a perder, uma vez que Aldaír Ferreira deu vantagem à sua equipa logo aos cinco minutos. No entanto os “Pedrinhas” reagiram rápido, dez minutos depois empatavam a partida e 13 minutos a seguir já tinham dado a volta ao resultado (Lenno 15’ e Carlos Freitas 28’). A equipa ia assim para o intervalo a vencer por 1-2.

O conjunto liderado por Ricardo Silva mesmo a ganhar não parecia satisfeito e ao minuto 49 aumentou a vantagem por Lenno que bisou no encontro.

A equipa da casa ainda conseguiu reduzir a desvantagem através da conversão de uma grande penalidade pelo número sete, Pedro Pereira (71’). Porém o Pedras Salgadas viria a marcar outra vez e a selar o resultado em 2-4 aos 91’, marcava Zé Lopes.

Com o encerramento do Campeonato de Portugal, Série A, o Chaves Satélite terminou na sétima posição com 47 pontos, o Montalegre em nono com 40 pontos e o Pedras Salgadas em décimo com 39 pontos. Com estas pontuações as três equipas conseguiram escapar a zona de despromoção mas não conseguiram atingir o Play-Off de subida à segunda liga, ficando a meio da tabela.

Flávio Fernandes