Numa atmosfera redutora, vencer é oxigénio

Numa atmosfera redutora, vencer é oxigénio

A partida que marca o início da 25.ª jornada da Liga NOS é encabeçada pelo confronto entre o GD Chaves e o Rio Ave Futebol Clube. A formação de Trás-os-Montes encontra-se à demanda da sexta vitória na competição e, assim, recuperar algum fôlego para as restantes nove jornadas.
Os transmontanos, no começo do mês de fevereiro e motivados pelo triunfo no embate frente ao Portimonense, a 29 de janeiro, recebiam e derrotavam o Marítimo por 1-0. A partir daqui, o registo denota dois empates caseiros, diante de Boavista e Santa Clara, por 1-1 e 0-0 e dois desaires no confronto com dois dos três candidatos ao título da época vigente, SC Braga e SL Benfica, por 2-1 e 4-0, respetivamente.
A turma de Tiago Fernandes deverá localizar o seu foco nos 30 pontos que restam para garantir a almejada manutenção. Diante de (designemos assim) adversário diretos, os flavienses poderão, na senda da imbatibilidade, conquistar 15 preciosos pontos (Aves, Feirense e Tondela fora, Nacional da Madeira e Vitória FC em casa). O GD Chaves poderá constituir-se, também, como entrave e muro e colaborar na destruição do sonho europeu, nos embates frente a Vitória Sport Clube, Belenenses SAD e Moreirense Futebol Clube.
Amanhã, frente ao nono classificado, a alma flaviense cingirá energias a uma só voz e, até à derradeira gota de suor, colocará, no seio das quatro linhas, todo o arsenal disponível para a batalha à exceção dos lesionados Ricardo, João Teixeira e Platiny. Em caso de vitória e derrota do Tondela FC, os pontos de ambas as formações situar-se-ão no mesmo patamar, conferindo equilíbrio ao campeonato e emoção até ao seu término.

Romão Rodrigues
Fotografia: O Torgador (André Cardoso)