É já amanhã, 31 de janeiro, que, pelas 21h30, o Teatro de Vila Real abre as suas portas a “O Deus da Carnificina”, uma criação de Yasmina Reza, encenada por Diogo Infante e que conta com a participação de Rita Salema, Pedro Laginha e Patrícia Tavares.
Sendo designada pelos protagonistas como uma tragédia cómica, a peça foca-se em perceber a facilidade que o ser humano tem em deixar “cair a máscara” e, quando necessário, pôr em causa o seu estatuto social e moral quando se trata de defender os filhos.
O enredo desenvolve-se na cidade de Lisboa quando dois casais se encontram para discutir um problema protagonizado pelos filhos, Bernardo e Duarte, de apenas 11 anos.
O que começa por ser um civilizado encontro para revolver a desavença entre as crianças, acaba por se tornar num conflito aceso entre os próprios pais, onde se confrontam duas classes aparentemente diferentes, mas com comportamentos bem semelhantes. No decorrer da discussão vão-se revelando as personalidades escondidas pelas aparências e pelas condições sociais.
Apresentando um argumento muito atual, a peça visa desmascarar uma sociedade abafada e extremamente caracterizada por filtros.
“O Deus da Carnificina” chega agora ao Grande Auditório do Teatro de Vila Real, prometendo ser um espetáculo onde o humor negro, o sarcasmo e a ironia se reúnem em cima do palco.
Os bilhetes podem ser adquiridos através da Ticketline, com um preço fixo de 15 €.
Raquel Barros
Fotografia: Teatro de Vila Real