Tomada de posse dos novos órgãos sociais da AAUTAD 2019

Tomada de posse dos novos órgãos sociais da AAUTAD 2019

Teve lugar na Aula Magna, pelas 19h do dia 18 de janeiro a tomada de posse dos novos órgãos sociais da AAUTAD 2019.

O evento iniciou-se com um discurso, da presidente da mesa da Assembleia Geral cessante, Ana Margarida Barreira, onde afirma que “Hoje o dia fica marcado pela continuação da história da associação académica, no entanto, mudam os protagonistas. Hoje acaba um mandato e outro se inicia. Como um ciclo sem paragens, o carrossel nunca para.” acabando por fazer agradecimentos pessoais.

Logo a seguir, foi chamado o antigo presidente da AAUTAD, António Vasconcelos a discursar, marcando o início do ato oficial. Começou por admitir que “Foi difícil preparar o discurso, porque não se transmite em palavras, tudo o que sentimos. Difícil por acreditar que não se definem em discursos, anos de história. Difícil porque nem todos os adjetivos serviriam para definir todos estes anos da Associação Académica.” Sublinhando o facto de se sentir um privilegiado, diz que “Mais do que liderar uma equipa, foi ter oportunidade de no meio de tanto trabalho e discussão, foi criar uma família.” O antigo presidente diz que houve falhas e erros, contando incondicionalmente com o apoio mútuo entre os membros da Associação Académica. Relembrando “Durante este ano, celebramos e glorificamos os 30 anos de ouro da AAUTAD”. Em jeito de despedida, deixou uma mensagem, a José Pinheiro e à sua equipa, em forma de provérbio “Todas as manhãs em África, uma gazela acorda, ela sabe que precisa de correr mais rápido do que o mais rápido dos leões para sobreviver. Todas as manhãs um leão acorda e ele sabe que precisa de correr mais rápido que a mais lenta das gazelas para sobreviver. Por isso quando o sol raiar, corram.” Terminado o discurso, António, num tom emotivo, visível pelas lágrimas, fez os seus agradecimentos finais.

Dá-se, então, a troca de papéis, e é agora a vez de José Pinheiro discursar. Já membro anterior da Associação Académica, admite que foi um “poço de conhecimento pessoal.” Sendo o associativismo a causa de nunca colocar entraves aos objetivos, o atual presidente admite querer “mudar o futuro deste grande jardim e defender o futuro dos jovens estudantes e elevar as cores da AAUTAD a bom porto”, apesar de saber que ainda há muito trabalho pela frente. Quanto às promessas para o novo mandato, promete “continuar com a promoção do desporto e uma academia mais ativa”, sendo que conta ter a ajuda incondicional dos núcleos afirmando que “trabalharemos para a profissionalização destes”. José Pinheiro prossegue e defende que “Existe necessidade de um lugar onde os estudantes possam desenvolver os seus trabalhos, trabalharemos para aproximar os alunos ao tecido empresarial. Necessidade de um pavilhão para albergar grandes eventos”, dirigindo-se ao presidente da Câmara de Vila Real.

O representante do presidente da Câmara, que por motivo de saúde não pode estar presente, o vereador da Câmara Municipal de Vila Real (CMVR), professor doutor, José Maria Magalhães, diz que a autarquia está do lado da Associação Académica, de modo a fazer crescer a academia transmontana, com recursos financeiros, humanos e estruturais, acabando por reafirmar “Aos novos órgãos sociais, que hoje tomam posse, que a Câmara quer contar convosco como parceiros, que estará à vossa disposição para vos auxiliar naquilo que for possível e vos desejo as maiores felicidades no desempenho do mandato.”

É de salientar que esta foi a 31º tomada de posse, e contou com a presença de ilustres convidados, entre eles o Magnifico reitor da UTAD, professor doutor Fontainhas Fernandes que encerra a cerimónia com o seu motivador discurso, o vereador da CMVR, professor doutor José Maria Magalhães, presidente da mesa da assembleia geral a ingressar, Manuel Cara D’anjo, administradora da UTAD e dos SASE (Serviços de Ação Social), doutora Elsa Justino, excelentíssima Equipa Eleitoral, excelentíssimos membros do Conselho Geral, excelentíssimos deputados da Assembleia da República, excelentíssimo senhor juiz Presidente da Comarca, doutor Álvaro Monteiro, prezado Chefe das Finanças, doutor António Magalhães, prezado Diretor da Segurança Social, doutor José Rebelo, caros representantes do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, senhor Presidente da Delegação da Cruz Vermelha portuguesa de Vila Real, senhor Coronel Joaquim do Cabo Sabino, excelentíssimo representante do Novo Banco, doutor António Bernardo, excelentíssimo representante do Santander, senhor Presidente da Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real, doutor José Silva, caro Daniel Monteiro, presidente da FADU, excelentíssimos membros do Conselho Académico, excelentíssimo Provedor do Estudante, professor doutor Marco Gonzalez, excelentíssimos Presidentes de escola, excelentíssimos Diretores de Departamentos, excelentíssimos Presidentes dos Conselhos Pedagógicos e Diretores de Curso, excelentíssimos Comandantes e Representantes de estruturas policiais, militares, religiosas e demais autoridades civis, excelentíssimos representantes das Associações Académicas e de Estudantes, caros antigos presidentes da AAUTAD, sócios honorários da AAUTAD, excelentíssimos presidentes de núcleos e dos cursos da UTAD, excelentíssimos representantes das secções culturais e desportivas da AAUTAD, estimados funcionários da AAUTAD, estimada Comissão Eleitoral, caros representantes da comunicação social estimados funcionários, alunos e docentes e demais convidados.

Rita Sousa

Beatriz Lira

Fotografias: O Torgador (André Cardoso)