Município de Valpaços investe na cultura e turismo de natureza

A Câmara Municipal de Valpaços inaugurou o Auditório Luís Teixeira, investimento de 1,2 milhões de euros que enaltece a cultura e serve de palco para as associações do concelho, para espetáculos e cinema. A autarquia pretende investir ainda cerca de 2,5 milhões de euros numa ecovia de 60 quilómetros, numa ciclovia, passadiços e pontos de pesca nas praias fluviais.

O Auditório, Arte e Cultura Luís Teixeira, com um valor de 1,2 milhões de euros apoiados a 85% de fundos comunitários, segundo o presidente da Câmara, Amílcar Almeida: “É uma verdadeira casa da cultura, criamos as condições físicas para que Valpaços possa acolher qualquer espetáculo cultural, qualquer atividade cultural”.

Além do investimento na cultura, o município pretende aproveitar os recursos naturais do concelho.

Amílcar Almeida disse à Lusa que o município está a fazer “uma forte aposta” no turismo ligado à natureza e “àquilo que o concelho tem de diferenciador”. O presidente referiu que o município vai avançar com a construção de uma ecovia de 60 quilómetros ao longo do rio Rabaçal, entre os limites com os concelhos de Chaves e Mirandela. Fazem também parte do projeto a construção de passadiços, colocação de espreguiçadeiras e cerca de 70 pontos de pesca.

Na praia fluvial de Rio Torto serão instalados uma âncora de canoagem e espaços dedicados às crianças e na praia fluvial de Ribeira da Fraga serão construídos passadiços que vão subir até à fraga furada.

O projeto para o concelho inclui ainda uma ciclovia. O autarca prevê que o investimento global ronde os 2,5 milhões de euros e que a intervenção esteja concluída no verão de 2019.

Susana Faria