PAN entrega pacote legislativo para garantir qualidade de refeições escolares

Após as várias queixas registadas de alunos e pais, relativamente à qualidade dos alimentos servidos nas cantinas e refeitórios escolares, o partido Pessoas – Animais – Natureza (PAN) apresentou um pacote legislativo que visa garantir uma melhoria nas refeições escolares.

Além disso, as medidas apresentadas pretendem também combater os hábitos alimentares inadequados, por isso “pretende, por um lado, restringir a disponibilização de produtos nocivos à saúde e, por outro, promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis”, justifica o PAN.

Desta forma, o partido pretende que as máquinas de venda automática dos estabelecimentos de ensino deixem de vender produtos prejudiciais à saúde. Recorde-se que, o Governo já tinha adotado estas limitações para as máquinas do Sistema Nacional de Saúde.

Acabar com a distribuição de leite achocolatado no ensino pré-escolar e no 1.º ciclo, devido à elevada adição de açúcares, é outra das medidas que compõem o pacote legislativo entregue hoje (segunda-feira).

Ainda de acordo com o que propõe o PAN, as carnes processadas devem ser retiradas das refeições escolares, sendo que estas foram consideradas carcinogénicas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O partido defende também que cabe ao Estado, como defensor da saúde pública, sensibilizar os portugueses para esta problemática.

O PAN quer garantir também a existência de uma equipa de nutricionistas na Direção Geral de Educação para assegurar a existência de refeições equilibradas e outra para integrar as equipas de controlo da qualidade e quantidade das refeições das escolas.

Ana Mesquita