Município de Boticas reforça sensibilização para a limpeza de florestas

A Câmara Municipal de Boticas intensificou as ações de sensibilização relativas à limpeza obrigatória, por parte dos proprietários, dos terrenos florestais até ao passado dia 15 de março.

Esta medida surgiu do cumprimento do Regime Excepcional das Redes Secundárias de Faixas de Gestão de Combustível, proposto no Orçamento do Estado para 2018, e que obrigou os proprietários a procederem à limpeza dos terrenos, sendo que o incumprimento desta medida implicaria a aplicação de processos de contraordenação e multas que chegam aos 10 mil euros.

Assim, para prevenir a situação de incumprimento, a autarquia botiquense, em conjunto com os Sapadores Florestais, a Guarda Nacional Republicana (GNR), os Bombeiros Voluntários de Boticas e as Juntas de Freguesia, estiveram junto das populações a desenvolver ações de prevenção, sensibilização e fiscalização.

A ações mais intensivas tiveram início na manhã do dia 26 de fevereiro, e até dia 28 estiveram no terreno 40 operacionais especializados para explicar a forma mais adequada de limpeza dos terrenos florestais por parte dos proprietários e, simultaneamente, averiguar situações irregulares.

O presidente da Câmara, Fernando Queiroga, afirmou que “a Câmara Municipal vai cumprir com as suas obrigações, no entanto, não lhe poderá ser atribuída a obrigatoriedade da limpeza de propriedades particulares, até porque a autarquia não tem nem meios humanos nem equipamentos suficientes para fazer face a tal situação”.

Andreia Dias