Produção de azeite em Portugal regista aumento significativo

Na campanha de 2017/2018, a produção de azeite em Portugal aumentou 80% face ao ano anterior. O secretário de estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, aproveitou esta sexta-feira, em Trás-os-Montes, para divulgar a informação. O responsável político salientou ainda que as exportações de azeite chegaram aos 496 milhões de euros.

No seguimento de uma reunião com olivicultores na cooperativa de Valpaços, o secretário de Estado realçou o que diz ser um “desenvolvimento exemplar da olivicultura”, tratando-se de um setor onde a produção quadruplicou e as exportações triplicaram.

Luís Vieira relembrou que Portugal passou de uma situação deficitária neste setor para a de país exportador, com um excedente de 150 milhões de euros. Acrescentou ainda que o crescimento médio, por quilo, das exportações registou um aumento de 35% na última década.

Em Trás-os-Montes, o secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação incentivou os produtores a variar os destinos de exportação de azeite e a “explorar novas geografias e a continuar o percurso de investimento e inovação”. Luís Vieira terminou salientando que o Governo “assumiu o compromisso de continuar a trabalhar intensamente para abrir novos mercados e levar o azeite português a outros destinos”.

Ana Mesquita