“Fantasporto”: UTAD presente em festival de cinema do Porto

“Fantasporto”: UTAD presente em festival de cinema do Porto

Este ano decorreu a 38.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto, conhecido por Fantasporto, entre os dias 20 de fevereiro e 4 de março, no Teatro Rivoli. Ao longo dos dias de festival foram exibidos mais de 100 filmes, de diversos realizadores e produtores. Um dos grandes objetivos do Fantasporto é promover o cinema e dar a conhecer o que de melhor se faz nesta área, como também novos talentos do cinema nacional e internacional.

Este é um festival inovador que estabeleceu parcerias com as universidades portuguesas, na qual a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está contemplada. Já não é novidade a UTAD estar presente neste festival e este ano contou com cinco curtas-metragens a concurso, concorrendo ao Prémio Cinema Português – Escolas de Cinema, no qual estão inscritas mais oito outras universidades do país.

As curtas que representaram a academia transmontana, no passado dia 2 de março, no pequeno auditório do Rivoli foram: “As Miúdas” de Tiago Machado; “Julieta” de Sandra Vieira, Mariana Ribeiro, Tiago Machado e Rui Fraga; “Máscaras” de Diana Lopes, André Peixoto, José Silva e João Gama; “Óscar” de Carla Barbosa, Mónica Ribeiro, Sara Carvalho, Beatriz Morais e Luís Beça; e, por último, “Tipos de Pessoas” de Ana Rute Cardoso, Bárbara Silva, Fabiana Bezerra, Joana Silva e Rute Carvalho, todos alunos de Comunicação e Multimédia.

Os vencedores de todas as categorias já são conhecidos e não foi desta que a UTAD trouxe o prémio para Trás-os-Montes, o Prémio Cinema Português – Escolas de Cinema foi atribuído à Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Rute Cardoso

Fotografia: O Torgador (Joana Silva)