Liberdade, “coisa” ilusória?

O meu dia começou com a leitura do seguinte título: «Irão: 29 mulheres foram presas por protestarem contra o uso obrigatório do hijab» (in Observador). Neste protesto, as mulheres, um pouco por todo o país, saíram à rua, tiraram o hijab e, após o pendurarem num pau, agitaram-no como uma bandeira.

Um sentimento de nostalgia apoderou-se de mim. Voltei àquelas aulas de História do Ensino Básico, mais propriamente àquelas em que se falava sobre a Emancipação da Mulher. Voltei a todas as Marchas, Manifestações e Protestos pró-igualdade de géneros. Percorri novamente todas as ruas, todos os cânticos, todos os gritos e todas as ações. A professora tinha uma maneira mágica de nos teletransportar para aqueles ambientes.

Percorremos muitas das manifestações a favor do sufrágio feminino, desde Inglaterra a Portugal, passando por França, e o “Miss America Protest”. Muito sangue vi derramado. Muitas mulheres vi serem presas, a fazer guerras de fomes. Muitas mulheres vi juntas, a lutar por algo que elas acreditaram ser possível alcançar. Assisti aos inícios destes confrontos no Ocidente.

Os países do Oriente estão a começar a lutar pela igualdade de sexos hoje. Os do Ocidente já lutaram, não há muito tempo, e conseguiram tornar a sociedade mais equalitária aquando da comparação entre sexos. Ainda falta um pouco para se alcançar a total igualdade entre ambos os géneros no Ocidente. Mas acredito que tanto o Ocidente como o Oriente chegarão lá. O Ocidente alcançará a igualdade brevemente, espero eu. Por outro lado, o Oriente, apesar de conseguir alcançar esta meta, demorará mais tempo.

As mulheres têm de deixar de ser pertença de qualquer homem. As mulheres têm de ter liberdade para escolher quando, com quem e em que circunstâncias querem constituir o matrimónio. As mulheres têm de ter liberdade para sair às ruas de cara destapada, vestidas conforme quiserem. As mulheres têm de poder sair às ruas sem o medo de ser abusadas, violadas, assediadas. As mulheres têm de ter LIBERDADE!

Daqui a uns anos, espero que essa professora consiga levar os alunos, além dos mesmos locais onde me levou a mim, ao Oriente também. Espero que consiga mostrar-lhes que ainda existe um futuro possível de ser alcançado, independentemente das condições do presente. Espero que os fututos alunos desta grande professora consigam ver este momento em que 29 mulheres foram presas após protesto contra a utilização dos hijab. Espero que este acontecimento contribua para o despoletar final dos movimentos pró-igualdade de géneros no Oriente. «My mother always told me, “hide your face, people are looking at you.” I would reply, “it does not matter; I am also looking at them.” » (Malala Yousafsai)

Rui Loureiro