Chaves apresenta o projeto “Jardim do Bacalhau”

O projeto do Jardim do Bacalhau foi apresentado à população flaviense a 31 de janeiro, dia em que se assinalaram 100 dias de governação do presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz.

Mais conhecido pela população como o Largo do Terreiro da Cavalaria, estaria previsto a criação de um centro de convívio no mesmo. Contudo, no início do mandato de Nuno Vaz, a primeira medida tomada foi parar o projeto: “era mais um erro somado a outros erros que se cometeram na cidade, que foi o de eliminar espaços fundamentais em termos ambientais e de atração das pessoas. Entendíamos que esta era a última oportunidade de termos um jardim central, verdadeiramente só jardim”, salientou.

O primeiro teste ao modelo de gestão teve como objetivo estimular a participação dos munícipes nas decisões autárquicas: “os cidadãos devem ser auscultados e devem ter a possibilidade de participar no processo de decisão sobre os projetos mais relevantes para a sua comunidade”, referiu.

O jardim, localizado no centro da cidade de Chaves, representa o início de “um novo modelo de governação”, fazendo parte desse modelo a recolha de contributos por parte da população. Os mesmos poderão ser dados até 21 de fevereiro. A obra está avaliada em 600 mil euros e está prevista arrancar a meio do ano.

Diana Vilas Boas