Festivais de Verão 2018

Mais um ano passa, mais 40 mil festivais se aproximam. Se há coisa em que o nosso país funciona na perfeição é na organização de eventos gigantes, melhores do que em qualquer país da Europa. Por isso decidi criar um guia, sobre os principais festivais de verão que teremos em Portugal este ano.

NOS Alive 2018 – O festival mais controverso da lista. Este ano decidiram colocar os bilhetes à venda demasiado cedo e anunciar a maioria das bandas depois de estes esgotarem, uma estratégia um bocado má porque deixa toda a gente que não conseguiu comprar bilhete com água na boca. Este ano o cartaz está absolutamente fantástico com bandas e artistas como Pearl Jam, Jack White, Queens of The Stone Age, The National, Two Door Cinema Club ou Snow Patrol, entre muitas outras, ou seja, música de todos os gostos e feitios possíveis. O NOS Alive promete ser o festival do ano, pelo menos em qualidade musical.

Vodafone Paredes de Coura 2018 – O festival alternativo que explodiu nos últimos anos. Recordes de bilheteira levam milhares e milhares de pessoas às margens do Rio Tabuão na pacata vila minhota. Como a onda alternativa não poderia deixar de existir, este ano estão confirmados para já Bjork, Skepta, Fleet Foxes, Big Thief e Curtis Harding. Nos próximos meses muitas mais confirmações vão surgir e, se o nível de qualidade for para manter, teremos um dos festivais do ano.

Super Bock Super Rock – Olhando para a tendência dos últimos anos, o começo calminho do SBSR promete que os próximos nomes vão ser fantásticos. É o festival mais consistente dos três apresentados até agora. Tem apresentado um nível muito alto de qualidade a cada edição. Pena ser no meio da cidade e não no Meco. Alguns dos nomes já confirmados são The XX, Justice, Slow J, Baxter Dury, entre outros. Uma mistura de todos os estilos à face da Terra, mas nunca de uma má qualidade… muito bem SBSR.

Rock in Rio 2018 – Não sei o que é este festival. De um lado temos Muse, Bruno Mars e The Killers, todos eles fantásticos e capazes de dar um show magnífico. Do outro temos Anitta, Demi Lovato e Agir. Fico extremamente confuso, ainda mais pelo festival se chamar ROCK!!! in Rio… no máximo Music in Rio, sempre não enganava ninguém senhora Roberta. Outro ponto ridículo é o preço astronómico por um festival com um cartaz no máximo mediano. Mas pronto, ainda faltam confirmações, mas eu não estaria confiante, provavelmente é a Ivete Sangalo, ela que nunca lá foi…

Meo Sudoeste– Este é o festival do qual vou falar menos. Em primeiro lugar porque tem menos nomes confirmados, em segundo porque não conheço propriamente esses nomes… são Hardwell e Marshmello, suspeito que são DJ’s de House. Pelo panorama dos últimos anos podemos esperar que seja o maior festival de música Pop de Portugal. Para quem gostar desse estilo de música e do ambiente fantástico para acampar com amigos, é o festival perfeito.

Luís Barros