A Inglaterra sofreu, mas venceu, ainda que pela margem mínima, no seu jogo de abertura deste Euro 2024. O único golo da partida contra a Sérvia veio da cabeça de Jude Bellingham.
Uma das principais candidatas à vitória começou hoje a sua campanha no Europeu e a estreia não trouxe boas indicações. A seleção orientada por Gareth Southgate teve como primeiro adversário a sólida seleção sérvia que conta com nomes como Mitrović, Milinković-Savić, Vlahović e ainda jogadores com passagens pela liga portuguesa, nomeadamente, Gudelj e Zivkovic.
A equipa dos três leões entrou melhor e nos primeiros 10 minutos monopolizou completamente a posse de bola, porém os médios ingleses tiveram muitas dificuldades para encontrar Bellingham e Foden entre a linha média e a linha defensiva dos sérvios. A seleção balcã entrou tímida e encolheu-se perante o adversário mais forte do grupo o que eventualmente levou a que a Inglaterra abrisse o marcador. À passagem dos 13’ minutos de jogo, Walker descobriu Saka que partiu para cima do lateral Kostic e cruzou encontrando a cabeça de Bellingham. O médio somou assim mais um golo nesta temporada, a sua melhor a nível individual.
Depois de meia hora de domínio da posse por parte da Inglaterra, a Sérvia entrou no jogo, fazendo-se valer da autossuficiência de Mitrović. O avançado do Al-Hilal tentou de fora da área por duas vezes, mas errou o alvo em ambas as situações.
Ao intervalo Southgate ficou impávido e sereno sem efetuar qualquer tipo de alteração ou nuance tática, já Dragan Stojković mexou na equipa e lançou Ilić.
Nos primeiros 45’ minutos, Harry Kane apenas tocou na bola duas vezes, não tendo tido qualquer influencia na partida. Phil Foden partiu da esquerda para o meio, papel que não beneficia o criativo que normalmente parte da direita e com o pé esquerdo (o seu preferencial) desiquilibra.
Os sérvios assumiram o controlo do jogo no segundo tempo e oportunidades não faltaram. Aos 53’ minutos, Dušan Vlahović, a partir da meia esquerda, recebeu de costas, virou-se e fez um cruzmneto perfeito para a zona entre a linha defensiva e o guarda redes, mas ninguém apareceu a finalizar.
Aos 60’ minutos foi o criativo Jović a entrar, o que contribuiu para a investida Sérvia, contudo houve sempre uma excessiva procura pelo jogo direto e muita pressa na execução. A pressão era ainda assim bastante efetiva e feita em zonas altas do terreno.
A seleção inglesa continuava a sofrer e a partir do banco, Southgate não ajudou muito com as alterações que fez. Entraram Bowen, Mainoo e Gallagher, sendo que apenas o primeiro teve a capacidade de agitar o jogo.
A última oportunidade do encontro foi de Milinković-Savić, o médio sérvio tentou de fora da área (de onde saíram a maior parte dos remates dos sérvios) mas sem sucesso.
O jogo terminou com a vitória dos ingleses que não convenceram neste primeiro teste. A seleção dos três leões denfronta agora a Dinamarca, já a Sérvia encontra a Eslovénia.
Num encontro sem grande brilho marcou e foi preponderante quando conseguiu receber entrelinhas. Vai ter de subir o nível se os ingleses quiserem acreditar no título.
Texto: Tiago Santos
Imagens: UEFA