Jogou-se hoje, dia 15 de junho, pelas 17h, o primeiro jogo do grupo B, que colocou frente a frente duas seleções candidatas a vencer este Campeonato da Europa. Este encontro foi realizado no tão emblemático, Estádio Olímpico de Berlim.
De um lado, uma seleção espanhola que há muito que tenta repetir o feito da época de 2011/2012 e quer voltar a erguer o troféu. Do lado da seleção croata, o desejo de alcançar o primeiro título europeu da sua História.
A partida começou com um aviso da Seleção Espanhola ao minuto 7, com Álvaro Morata a rematar fraco para as mãos de Livaković. Até ao minuto 20 a Seleção Croata sentia dificuldades para conseguir atravessar o meio-campo com a bola controlada.
Ao minuto 29, a primeira grande oportunidade de perigo foi concretizada em golo. Um passe de rotura de excelência de Fabián Ruiz deixou a seleção Vatreni a ver jogar e Álvaro Morata na cara do guarda-redes não tremeu e inaugurou o marcador no Olímpico de Berlim.
Ao minuto 31, a Seleção Espanhola dilatou a vantagem no marcador através de Fabián Ruiz. Lamine Yamal, recebeu a bola na direita e com um grande trabalho, colocou o esférico nos pés de Ruiz que com um trabalho individual soberbo colocou a bola fora do alcance de Livaković. Estava assim feito o segundo golo da partida.
Nos instantes seguintes ao golo sofrido, a Croácia respondeu através de Brozović que rematou colocado para uma bela intervenção de Unai Simón, na recarga, o extremo croata, Majer atirou para fora. A Croácia queria reduzir a desvantagem a todo o custo e ao minuto 40, Majer cruzou para a área e Gvardiol atirou ao lado da baliza espanhola.
Ao cair do pano da primeira parte, após canto cobrado pela seleção espanhola, Lamine Yamal colocou “olhos na bola” e cruzou para Carvajal. O defesa espanhol sem oposição só teve de encostar para as redes do guardião croata. Estava assim feito o terceiro da partida.
A Espanha ia para intervalo com uma vantagem muito tranquila no marcador.
Na segunda parte a Croácia entrou com uma atitude diferente, querendo desde cedo impor o seu jogo. No entanto, contra a corrente do jogo, foi a Espanha a ter a primeira oportunidade de perigo. Pedri conduziu o contra-ataque e soltou para Yamal que rematou para uma bela intervenção de Livaković.
Ao minuto 53, grande confusão na área, e após um passe, Stanišić rematou contra Cucurella que deu o corpo às balas, segurando o resultado.
O jogo foi perdendo intensidade e a Espanha dominou, e muito, a qualidade da Croácia.
Ao minuto 77, um lance algo caricato. Unai Simón perde a bola para Petković que sofre falta de Rodri. O árbitro da partida, Michael Oliver, apontou para a marca dos 11 metros. Chamado à marcação, Petković permitiu a defesa de Unai Simón, e na recarga, Perišić coloca a bola em Petković que não treme e reduz para a Croácia. Após ouvir o VAR, o árbitro da partida anulou o golo por existência de invasão da área na marcação do penalti.
Até ao fim do jogo, o marcador não mexeu, tendo terminado o jogo com a vitória Espanhola, por 3-0.
Homem do jogo – Fabián Ruiz
Tendo sido o motor do lado espanhol, o médio demonstrou toda a sua inteligência e qualidade de passe, tendo feito um golo, e uma assistência. Fabián Ruiz ajudou a seleção “La Roja” a chegar ao intervalo a vencer com intervenção em 2 golos.
Texto: Guilherme Paz
Imagens: UEFA