Foi assinado no dia um de abril um protocolo entre o Município de Vila Real e a BOLT, dispondo agora de 50 bicicletas elétricas partilhadas disponíveis para a população. Esta medida procura reduzir a circulação de carros na cidade.
Vila Real, que já dispunha de um sistema de trotinetes elétricas partilhadas, cerca de 200, agora dispõe também de bicicletas elétricas partilhadas para a população, através da aplicação da BOLT.
Estas bicicletas foram disponibilizadas em diversos pontos da cidade e apresentam uma autonomia para 60 quilómetros.
Adriano Sousa, vereador do pelouro do Urbanismo demonstrou o empenho do município neste novo modo de deslocação, “Estamos empenhados nesse novo modo de deslocação. Para uma pequena experiência vamos pôr em circulação 50 bicicletas elétricas”.
Os principais utilizadores deste modo de deslocação na cidade transmontana, tanto de trotinetes como de bicicletas elétricas, são maioritariamente jovens e cerca de 70% são estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Durante a conferência de imprensa do dia um de abril foi feito também um balanço sobre o projeto piloto que envolveu a introdução do sistema de trotinetes elétricas partilhadas na cidade, lançado há um ano.
Este balanço mostrou-se positivo e tanto o vereador como o representante da BOLT presente na conferência consideram-se satisfeitos pela adesão a estes novos modos de deslocação. Foram registados cerca de 6.100 utilizadores que fizeram cerca de 80.000 viagens, num total de 126.000 quilómetros percorridos.
O custo de deslocação, tanto das bicicletas como das trotinetes, é de 19 cêntimos por minuto e se o utilizador adquirir o passe de 2,99€ por 30 minutos, o custo é reduzido para dez cêntimos por minuto.
Imagem: Direitos Reservados